Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Esporte Sábado, 02 de Julho de 2022, 15:01 - A | A

Sábado, 02 de Julho de 2022, 15h:01 - A | A

Fórmula 1

Carlos Sainz surpreende na chuva e é pole no GP da Inglaterra

Espanhol superou a pista molhada de Silvestone e larga na frente pela primeira vez

Rogério Vidmantas
Capital News

Twitter Oficial/Fórmula 1

Carlos Sainz

Carlos Sainz foi o melhor na pista molhada de Silverstone

Como sempre, a chuva marcou presença no treino classificatório para o Grande Prêmio da Inglaterra de Fórmula 1, mas pole position é inédita. Para surpresa de muitos, inclusive do próprio, Carlos Sainz, da Ferrari, foi o mais rápido e larga na frente na prova disputada do Circuito de Silverstone, neste domingo (3). É a primeira vez que o piloto espanhol larga posição de honra. 

 

Sainz disputará sua corrida de número 150 em Silverstone e fez um esforço de última hora com uma volta de 1min40s983, com Verstappen terminando 0s072 mais lento. “Eu não esperava isso”, disse Sainz pelo rádio enquanto diminuía a velocidade. Charles Leclerc, da Ferrari, classificou-se em terceiro debaixo da chuva (veja grid completo abaixo).

 

Sete vezes campeão mundial e oito vezes vencedor do Grande Prêmio britânico, Lewis Hamilton começará sua corrida em casa em quinto lugar com a Mercedes, com Sergio Perez, da Red Bull, em quarto.

 

Sainz, de 27 anos, disse que encontrou dificuldades com a água e teve medo de rodar. “No final, fiz uma volta que não achei nada especial, [...] e foi a pole position, o que foi uma surpresa”, acrescentou. “Eu não tinha ideia de onde terminaria na classificação porque as condições eram muito variáveis”.

 

O campeão mundial Verstappen rodou na sessão final antes de ser o mais rápido e foi vaiado por alguns da torcida durante as entrevistas pós-qualificação, um eco persistente da feroz batalha pelo título do ano passado com Hamilton.

 

A dupla bateu em Silverstone em 2021, com o piloto holandês abandonando, mas Verstappen negou a Hamilton o oitavo título em circunstâncias controversas na corrida de Abu Dhabi, que encerra a temporada.

 

“Foi uma qualificação bastante complicada, com chuva”, disse Verstappen, que foi o mais rápido nas duas primeiras sessões, mas teve que desacelerar no final devido a uma bandeira amarela. “Estava chovendo, secando, então você tinha que estar na pista na hora certa. Acho que no geral o carro estava funcionando muito bem [...] acho que ainda estar na primeira fila é muito bom para nós e temos um bom carro no seco e no molhado”, completou.

 

Verstappen está 46 pontos à frente do rival mais próximo, Perez, após nove das 22 corridas, com a Red Bull buscando sua sétima vitória consecutiva.

Twitter Oficial/Fórmula 1

Inglaterra Fórmula 1

...

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS