A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, na terça-feira (12), o calendário do futebol masculino profissional para a temporada de 2025. Os times de Mato Grosso do Sul, Operário Futebol Clube (campeão estadual de 2024) e Dourados AC (vice), já sabem as datas de início das competições em que estarão envolvidos. O Campeonato Brasileiro, por exemplo, terá uma alteração histórica, com duração de dez meses, começando em 29 de março e terminando em 21 de dezembro.
A mudança visa evitar sobreposição com o Mundial de Clubes da FIFA, programado para ocorrer de 15 de junho a 13 de julho, quando o campeonato nacional será interrompido.
"Conseguimos com muito diálogo fazer um calendário melhor para clubes, federações, atletas, dirigentes e fãs do futebol brasileiro. Dialogamos exaustivamente com as Federações e a Comissão Nacional de Clubes e contamos com o apoio dessas instituições para avançarmos'', disse o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
O calendário estadual de Mato Grosso do Sul também foi definido, com o Campeonato Sul-Mato-Grossense ocorrendo entre 12 de janeiro e 26 de março de 2025, totalizando 16 datas. A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) realizará uma reunião no dia 13 de novembro para discutir detalhes sobre a competição. A alteração no calendário nacional impacta diretamente os estaduais, ajustando o período de realização das competições locais. Além disso, não haverá rodadas nas datas FIFA, garantindo que os jogadores possam atuar nas seleções nacionais durante essas convocações.
Quanto às competições nacionais, o Operário e o Dourados AC já estão confirmados na Copa do Brasil, com a primeira fase ocorrendo em 19 e 26 de fevereiro. O Galo, campeão estadual, também participará da Copa Verde, cujas datas ainda serão definidas, e da Série D do Campeonato Brasileiro, que começará em 13 de abril e terminará em 28 de setembro.
O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, ressaltou que o novo calendário foi fruto de intensas negociações com clubes, federações e outras entidades do futebol, visando um formato mais equilibrado para todas as partes envolvidas.