Os fãs da Copa do Nordeste conheceram como será a formula de disputa da competição na próxima temporada. A Diretoria de Competições da CBF divulgou a tabela básica da Eliminatória da Copa do Nordeste 2025 e também os Documentos Técnicos da competição, assinado pelo presidente Ednaldo Rodrigues e enviado às federações neste quinta-feira (22).
Ficou definido que as eliminatória será disputada em duas fases e jogos únicos. A data base do início da competição Nordestina será dia 5 de janeiro. Nesta fase, 16 equipes entrarão em campo em busca de quatro vagas para a fase de grupos do Nordestão.
Outra mudança que chamou a atenção em relação às edições anteriores, recentes, de 2023 e 2024, dizem respeito ao calendário mais espaçado entre a 1ª fase, prevista para encerrar em 26 de março, e as fases finais, que englobam as quartas de final, semifinais e a grande final.
Essas datas foram colocadas no calendário da Data Fifa, que estão marcadas para os dias 4 de junho (quartas, em jogo único), 9 de junho (semis, em jogo único), e 3 e 7 de setembro (finais, em ida e volta), respectivamente. Teremos um intervalo de seis meses no calendário até o término da Copa do Nordeste.
Desde a edição de 2023, a CBF assumiu a realização do campeonato e praticamente dobrou o investimento neste período, dando mais recursos aos clubes e federações envolvidas.
A entidade manteve o formato da competição observados nas duas últimas edições. Os clubes que participam são; Os nove campeões estaduais dos seus respectivos campeonatos locais, três clubes das três federações melhores ranqueadas no RNC (Ranking Nacional de Clubes) 2025 - que abrigariam uma segunda vaga local - e os outros quatro que garantiram passagem à fase de grupos por meio das Eliminatórias.
A CBF informa também que o formato da competição será totalmente revisada, será ainda mais atraente para os fãs, atletas, clubes e patrocinadores para 2026. Mas que o desempenho nos campeonatos estaduais vai continuar como critério de classificação para a Copa do Nordeste, com critérios técnicos a serem definidos oportunamente pela CBF de forma conjunta com as federações.
Copa do Nordeste 2025 tem 12 equipes garantidas para sua fase de grupos.
Sport (campeão pernambucano)
Ceará (campeão cearense)
Vitória (campeão baiano)
Altos (campeão piauiense)
América-RN (campeão potiguar)
Confiança (campeão sergipano)
CRB (campeão alagoano)
Sousa (campeão paraibano)
Sampaio Corrêa (campeão maranhense)
Bahia (via ranking da CBF)
Fortaleza (ranking da CBF)
Náutico (via ranking da CBF)
As 16 equipes que disputam a Pré-Copa do Nordeste
CSA (via ranking da CBF)
ASA-AL (via estadual)
Juazeirense (via ranking da CBF)
Barcelona de Ilhéus (via estadual)
Ferroviário (via ranking da CBF)
Maracanã-CE (via estadual)
Botafogo-PB (via ranking da CBF)
Treze (via estadual)
Santa Cruz (via ranking da CBF)
Retrô (via estadual)
ABC (via ranking da CBF)
Santa Cruz de Natal (via estadual)
Sergipe (via ranking da CBF)
Fluminense-PI (via ranking da CBF)
Moto Clube (via ranking da CBF)
Maranhão (via estadual)
A CBF ainda não definiu as datas, horários, locais e duelos da Copa do Nordeste, que devem ser divulgadas em breve.