Sexta-feira, 11 de Abril de 2008, 14h:00 -
A
|
A
CBF diz que Brasil não enfrentará Bolívia em La Paz
Reuters (VN)
O presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ricardo Teixeira, afirmou que a seleção brasileira vai acatar a orientação da Fifa e não jogará contra a Bolívia em La Paz, a 3.600 metros de altitude, pelas eliminatórias para a Copa do Mundo-2010.
A afirmação do dirigente ratifica a posição tomada pelo Brasil durante a última reunião da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), este mês, quando Teixeira se negou a assinar uma declaração de apoio dos presidentes das federações de futebol da América do Sul à Bolívia ante a proibição da Fifa para jogos acima de 2.750 metros.
"O Brasil não joga com a Bolívia em La Paz com base no que foi determinado no Comitê Executivo da Fifa", disse Teixeira a jornalistas na noite de quinta-feira. "Como a decisão não vai ser mudada, a CBF não levará o Brasil para La Paz", acrescentou.
O Comitê Executivo da Fifa estabeleceu 2.750 metros como limite máximo para a realização de partidas entre seleções organizadas pela entidade internacional. Para que os jogos possam ser realizados acima dessa altitude, a Fifa exige que haja uma aclimatação prévia dos jogadores para enfrentar os efeitos nocivos da altitude sobre o corpo humano.
"Isso não foi uma decisão de graça. Foi uma decisão respaldada por pareceres médicos", disse Teixeira. "Não podemos colocar em risco de saúde os nossos jogadores. É um assunto que precisa ser encarado com responsabilidade."
A Bolívia comanda uma campanha contra a medida da Fifa de proibir a disputa de jogos a mais de 2.750 metros acima do nível do mar sem uma aclimatação prévia. A decisão afeta cidades do México, Peru, Colômbia e Equador.
A partida entre Brasil e Bolívia pelas eliminatórias está marcada para outubro do ano que vem, por enquanto na cidade de La Paz.
A Conmebol confirmou neste mês que a seleção do Chile aceitou jogar em La Paz pelas eliminatórias, mas fará uma adaptação à altura de 15 dias, cumprindo a determinação da Fifa.