Divulgação/CBF
Presidente da CBF, Rogério Caboclo (centro), diz que futebol também é responsável para evitar expansão da doença
Primeiro a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) orientou para que os jogos dos campeonatos Paulista e Carioca, onde está concentrada a maioria dos casos de coronavírus no Brasil, sejam disputados sem torcida. Agora a entidade foi mais longe e suspendeu todas as competições nacionais que estão sendo disputadas sob sua coordenação a partir desta segunda-feira (16).
Assim, ficam paralisados por tempo indeterminado a Copa do Brasil, Campeonatos Brasileiros Femininos A1 e A2, Campeonato Brasileiro Sub-17 e Copa do Brasil Sub-20. A Copa do Nordeste também deve ser paralisada.
Em relação aos campeonatos estaduais, as Federações Estaduais, entidades organizadoras, terão deliberações específicas para cada competição, sendo respeitada a sua autonomia local. No Mato Grosso do Sul o Estadual teve a primeira fase encerrada neste fim de semana e a fase de quartas de final está programada para começar no próximo, se não houver determinação em contrário da FFMS.
De acordo com a CBF, essa medida é uma maneira de prevenir que a doença se espalhe ainda mais, evitando aglomeração de torcedores nas partidas, além do contato direto entre os jogadores. “Sabemos e assumimos a responsabilidade do futebol na luta contra a expansão da COVID-19 no Brasil”, afirma o presidente, Rogério Caboclo.