O Grêmio utilizou um time reserva contra o líder Flamengo e, mesmo assim, fez sua parte para colocar emoção na briga pela liderança do Campeonato Brasileiro. Neste sábado (4), o Tricolor venceu o Mengo por 2 a 0, entrou provisoriamente no G4 e ainda fez a primeira posição rubro-negra também se tornar provisória. Nos outros dois jogos que abriram a 17ª rodada, Botafogo e Santos no Engenhão e ainda Corinthians e Atlético-PR em Itaquera empataram sem gols.
Com partidas pela Libertadores no meio de semana, Grêmio e Flamengo optaram por poupar titulares em Porto Alegre. Os gaúchos jogaram com uma equipe totalmente diferente enquanto o Flamengo deu folga para quatro titulares.
Quando a bola rolou, poucas chances marcaram o primeiro tempo. Aos 25, o Tricolor quem teve a chance de abrir o placar, de pênalti. Mas Jael acabou parando nas mãos de Diego Alves. O Grêmio encontrou o caminho do gol nos acréscimos. Aos 46, Leonardo cruzou na área flamenguista, Jael subiu e conseguiu se redimir do pênalti desperdiçado, desviando de cabeça, desta vez sem chance para o goleiro.
À frente do placar, o Grêmio voltou para o segundo tempo disposto a liquidar a partida. Logo aos cinco, Jael recebeu na intermediária e passou, de primeira, para Marinho, que ficou cara a cara com Diego Alves, batendo sem chances para o goleiro rubro-negro. Sem forças para reagir, o Flamengo só chegou com perigo ao gol de Paulo Victor nos minutos finais, com bola de Uribe, mas que parou na trave, não mudando o placar final de 2 a 0.
Classificação e jogos
A derrota segura o Flamengo com 34 pontos, mas a primeira posição pode cair se o São Paulo, segundo colocado com 32, vencer o Vasco da Gama neste domingo, às 15h (MS), no Estádio do Morumbi. O Grêmio subiu provisoriamente pata terceira posição com 30 pontos e torce por um empate entre Atlético-MG e Internacional que se enfrentam nesta segunda. O vencedor tira a posição do Tricolor.
Ainda neste domingo, o América-MG recebe o Palmeiras em Belo Horizonte, Paraná Clube-PR e Ceará-CE se enfrentam na luta contra o rebaixamento, o Vitória-BA joga contra o Cruzeiro no Barradão, o Fluminense recebe o Bahia-BA no Maracanã e Sport-PE e Chapecoense-SC jogam na Ilha do Retiro.