Twitter Oficial/Conmebol
Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol: adiamento prolongado em análise
Assim como outras competições em todo o mundo, a Copa Libertadores também está suspensa devido a pandemia do novo coronavírus. Inicialmente, a Conmebol paralisou o torneio após duas rodadas até o dia 5 de maio, mas a entidade já estuda em prorrogar essa data devido ao avanço da Covid-19 em todos os países do Continente.
Na avaliação da Conmebol, a possibilidade que o futebol volte regularmente no Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Colômbia, Peru, Equador, Bolívia e Venezuela durante o mês de abril é remota, o que inviabilizaria a disputa da terceira rodada da fase de grupos na data prevista. Bastaria que em apenas um deles o futebol não tivesse retornado para que a competição não pudesse retornar, além do fato de que as fronteiras entre eles deveriam estar abertas.
A Libertadores teve as duas primeiras rodadas da fase de grupos disputadas e, no dia 12 de março, foi suspensa por uma semana. Em seguida, esse prazo foi esticado até o dia 5 de maio.
Além da Libertadores, a Conmebol suspendeu também a Copa Sul-Americana, que teve apenas a primeira fase disputada. A entidade também deu a sugestão à FIFA para que as Eliminatórias para Copa do Mundo Catar 2022, que teria as duas primeiras rodadas entre a semana passada e essa, começassem apenas em setembro.