Campo Grande Sábado, 04 de Maio de 2024


Esporte Segunda-feira, 27 de Abril de 2009, 11:25 - A | A

Segunda-feira, 27 de Abril de 2009, 11h:25 - A | A

E agora, Barrichello? Button dispara rumo ao título da F-1

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Rubens Barrichello ganhou uma segunda chance na Fórmula 1, tirando a oportunidade da tão esperada estréia de Bruno Senna. Mas ela já está escapando. Guiando o melhor carro do início do Mundial-2009, a Brawn GP, o veterano brasileiro acumulou tropeços nas primeiras quatro temporadas e agora vê seu companheiro Jenson Button disparar na liderança.

O inglês é o líder do campeonato e já tem 12 pontos de vantagem para o brasileiro – o equivale a duas corridas sem pontuação de um e uma vitória e um sétimo lugar para o outro.

A diferença poderia ser ainda maior se o GP da Malásia tivesse sido disputado até o seu fim. A prova, que acabou interrompida devido ao temporal em Sepang e à falta de luz natural, deu apenas cinco pontos para a vitória de Button e dois pelo quinto lugar de Rubinho. Em caso de pontuação plena, o britânico ganharia três pontos de folga.

Ao contrário dos tempos de domínio pleno de Michael Schumacher na estrutura da Ferrari, Barrichello agora corre em condições iguais diante de seu concorrente.

Button, outro que chegou ao mês de janeiro desempregado, aproveitou suas chances com a surpreendente Brawn, que lançou um inovador pacote tecnológico e deixou grandes potências da F-1 para trás. Venceu três de quatro provas e ainda obteve um terceiro lugar. O brasileiro tem apenas um pódio. Agora a concorrência se aproxima, e a temporada deve ficar mais complicada.

“Parece que a sorte está ao lado de Jenson no momento, e isso é bom para ele e equipe. Espero que a minha vez chegue logo", afirmou o piloto.

Confira, GP a GP, como Button construiu sua vantagem:

1) GP da Austrália, em Melbourne – 29/03/2009

Barrichello: Larga na primeira fila, em segundo, atrás do inglês, mas erra o botão de partida do carro na largada e perde muitas posições. Faz uma corrida de recuperação e termina com oito pontos, de volta à segunda colocação.

Button: Após o erro de Barrichello, não enfrenta nenhuma resistência e domina a corrida de abertura, para aumentar a chiadeira dos rivais quanto ao difusor duplo.

Placar: Button 10 x 8 Barrichello

2) GP da Malásia, em Sepang – 05/04/2009

Barrichello: Uma quebra de câmbio no treino livre lhe custa quatro posições no grid, e acaba largando em oitavo. Fez boa largada dessa vez, realizou ultrapassagens e terminou em quinto

Button: Pole pela segunda vez seguida, cai para terceiro na largada, mas usa o equilíbrio de seu carro para voltar à ponta. Ganhou, quando a corrida foi interrompida, sem nunca chegar a ser ameaçado. Perde pontos, porém, pois a prova não tinha dois terços completados.

Placar: Button 15 x 10 Barrichello

3) GP da China, em Xangai – 19/04/2009

Barrichello: Considerado um especialista em corridas na chuva, não teve um bom rendimento, cometeu um erro ao sair da pista e permitiu Button se distanciar, mesmo tendo largado à frente do companheiro (quarto contra quinto). Depois, afirmou que teve problemas em um dos freios traseiros. “Corri como um cachorro andando em três patas”

Button: Também falhou uma vez na pista encharcada. Sem conseguir acompanhar o ritmo das duas Red Bulls, ao menos cumpriu uma corrida regular para ficar com a terceira posição, logo à frente do brasileiro

Placar: Button 21 x 15 Barrichello

4) GP do Bharein, em Sakhir – 26/04/2009

Barrichello: Mais uma vez atrás de Button no grid (sexto contra quarto), larga mal e acaba em situação delicada ao final da primeira reta, apertado entre as duas Ferrari e se distancia do pelotão de frente. É o único entre os primeiros colocados a fazer três paradas, contra duas da maioria, e termina em quinto

Button: Passa uma Toyota logo na primeira volta e se livra de ‘congestionamento’. Depois, acerta na estratégia de paradas nos boxes, assume a liderança e vence com sobras.

Placar: Button 31 x 19 Barrichello

 

(Com informações da Abril.com)
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS