Anderson Ramos/Capital News
Francisco Cezário diz que ainda espera terminar o campeonato com o torcedor nos estádios
A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) reviu sua posição junto aos clubes e suspendeu nesta quarta-feira (18) a realização do Campeonato Sul-Mato-Grossense por tempo indeterminado. A medida leva em conta a pandemia do coronavírus e a necessidade de evitar aglomeração nos estádios.
A entidade tomou a decisão após negociar com os presidentes dos clubes filiados e classificados para a sequência da competição. O Campeonato Estadual 2020 teve a primeira fase encerrada, e oito equipes avançaram às quartas de final. A FFMS também ouviu o sindicato dos árbitros.
Técnicos criticavam o posicionamento anterior da federação, de dar sequência ao campeonato sem a presença de público nos estádios. A decisão contrariava a orientação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que havia suspendido todas competições sob sua coordenação, como a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro Feminino.
"A medida de realizar jogos sem a presença do torcedor prejudica os clubes financeiramente, mas, acima de tudo impede a forma de lazer mais pura da população, que é o futebol", diz o comunicado atual.
A federação também determinou que estará em regime de plantão ("home office") de segunda a sexta-feira, das 13 às 17 horas.