Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Esporte Sábado, 25 de Julho de 2020, 07:49 - A | A

Sábado, 25 de Julho de 2020, 07h:49 - A | A

Fica para 2021

GP do Brasil de Fórmula 1 foi retirado do calendário 2020

Pandemia da covid-19 cancelou também provas nos EUA, México e Canadá

Rogério Vidmantas
Capital News

Divulgação/GESP

Interlagos

Circuíto de Interlagos, em São Paulo, não terá Fórmula 1 em 2020

Agora é oficial. A Fórmula 1 não passará pelo Brasil e nem por nenhum outro país das Américas na temporada 2020. Nesta sexta-feira (24), a Formula One Management, organizadora do evento, anunciou que o Grande Prêmio do Brasil, que aconteceria no dia 15 de novembro, foi excluído do calendário, deixando o país fora do campeonato de F1 pela primeira vez desde 1973. 

 

Foram canceladas também provas nos Estados Unidos, México e Canadá. As corridas estavam previstas para acontecer entre outubro e novembro, com exceção do GP do Canadá, que seriam em junho. A justificativa é a pandemia do coronavírus, ainda sem controle nesses países.

 

Apesar do otimismo do governador do estado de São Paulo, João Dória, e do prefeito da Capital, Bruno Covas, em sediar o evento, mesmo sem a presença de público, nos bastidores da F1 essa possibilidade já era considerada remota há cerca de um mês. Na ocasião, o chefe da Mercedes, o austríaco Toto Wolf, comentou sobre uma conversa que teve com o norte-americano Ross Brown, diretor executivo da categoria. “Com a pandemia da Covid-19 em curso, significa que, infelizmente, não será possível competir no Brasil, EUA, México e Canadá este ano. Esperamos voltar na próxima temporada para as Américas para fazer um show para nossos fãs apaixonados da região”, disse.

 

Umas canceladas, outras confirmadas

 

Com a notícia, Brasil, Estados Unidos, México e Canadá se juntam a outros países que também foram excluídos do calendário deste ano, como Austrália, Mônaco, França, Holanda, Azerbaijão, Cingapura e Japão. Já outras quatro provas acabaram adiadas (Bahrein, Vietnã, China e Espanha).

 

Por outro lado, mais três circuitos foram confirmados para a temporada 2020. Em Nürburgring, o GP da Alemanha acontecerá em 11 de outubro. Já o de Portimão recebe o GP de Portugal, que aparece como novidade. Ele foi agendado para 25 de outubro, e será a primeira vez que o Circuito Internacional de Algarve sediará uma corrida de F1. O país não recebia um evento de Campeonato Mundial da categoria desde 1996. Por fim, no circuito de Ímola, na Itália, terá o GP da Emilia Romagna, marcado para 1º de novembro.

 

Com o calendário revisado devido à pandemia, os organizadores da Fórmula 1 reiteraram o objetivo de completar o Campeonato Mundial com a disputa de 15 a 18 provas. Inicialmente era previsto 22 circuitos. O encerramento da competição deverá acontecer em dezembro, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS