A fase de oitavas de final da Copa do Brasil está completa. Neste fim de semana, os três últimos confrontos, que envolviam clubes gaúchos, foram definidos, definindo assim os 16 classificados para a sequência da competição. Essas partidas deveriam ter acontecido em maio, mas foram adiadas devido às enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul.
Avançaram Athletico Paranaense, Juventude e Grêmio, que se juntam à lista de já classificados, formada por Bahia, Fluminense, Red Bull Bragantino, Goiás, Botafogo, Vasco da Gama, Flamengo, Palmeiras, São Paulo, CRB, Corinthians, Atlético Goianiense e Atlético Mineiro. Os confrontos da fase de oitavas de final são definidos por sorteio realizado pela CBF.
Jogos
No sábado (13) foram dois classificados. Em Curitiba, o Athletico Paranaense recebeu o Ypiranga-RS para a partida de volta com obrigação de vitória, já que o time de Erechim havia vencido a ida por 2 a 1. Na Ligga Arena, o Furacão fez sua parte e devolveu o resultado, garantindo a vaga com 3 a 0, gols de Fernandinho, no primeiro tempo, Julimar e Di Yorio, no segundo.
Em Caxias do Sul, o Juventude tinha a vantagem sobre o Internacional por ter vencido o jogo de ida por 2 a 1, em Porto Alegre. No Estádio Alfredo Jaconi, em partida marcada por pênaltis perdidos e expulsões, o time do interior segurou o resultado que precisava para se classificar. Rodrigo Sam colocou os donos da casa à frente do placar nos acréscimos do primeiro tempo. Na segunda etapa, Enner Valencia deixou tudo igual em cobrança de pênalti, que teve a chance de repetir após errar a primeira batida e o VAR mandar voltar por invasão à área de Abner. Alan Ruschel, do Juventude, foi expulso por agredir um torcedor do Inter que invadiu o gramado. Nos acréscimos, o zagueiro Vitão, do Inter, também levou o cartão vermelho e o placar de 1 a 1 foi definitivo.
Neste domingo (14), foi a vez do Grêmio carimbar a vaga nas oitavas de final. Depois de empatar sem gols com o Operário-PR, em Ponta Grossa, no jogo de ida, os dois times voltaram a se enfrentar no Estádio Centenário, em Caxias do Sul. Melhor para o Tricolor que venceu por 3 a 1, gols marcados por Pavón, Everton Galdino e Gustavo Nunes, com Ronaldo descontando para o time paranaense.