Aos 23 anos, o italiano Jannik Sinner domina o ranking mundial de tênis masculino com ampla vantagem. Ele soma 11.830 pontos, contra 8.135 do segundo colocado, Alexander Zverev.
Portanto, ele comprova que o talento da nova geração atrai palpites em plataformas como a Novibet Brasil. Saiba quando apostar e quando parar.
Além de ocupar o topo do ranking, Sinner quebrou um recorde impressionante: tornou-se o primeiro tenista desde 1973 a vencer 10 partidas consecutivas contra adversários do Top 10. Ele também entrou para a história como o mais jovem bicampeão consecutivo do Australian Open desde o norte-americano Jim Courier, em 1992/93.
"Quero aproveitar esta conquista. Ela tem um significado especial e representa muito para mim. Este torneio é incrível, e espero continuar nesse caminho", afirmou Sinner, que se tornou o primeiro italiano a vencer três torneios de grande importância no circuito mundial do esporte.
Geração 90 é “pulada” no tênis
O tênis sempre foi marcado por grandes dinastias. Entre os nascidos nos anos 1980, três lendas dominaram o esporte: Novak Djokovic (Sérvia), Rafael Nadal (Espanha) e Roger Federer (Suíça), conquistando 24, 22 e 20 títulos de Grand Slam, respectivamente.
Além desse trio, Andy Murray e Stan Wawrinka também se destacaram, acumulando três títulos de Grand Slam cada. Essa geração marcou uma verdadeira era de ouro do tênis, repleta de atletas de altíssimo nível.
A geração de tenistas nascidos nos anos 1990 acabou ofuscada, enfrentando essas lendas em seu auge. Dominic Thiem (Áustria) e Daniil Medvedev (Rússia) conquistaram um título de Grand Slam cada, mas não conseguiram manter um domínio duradouro para suceder a geração anterior.
Inclusive, deram o “azar” de Novak Djokovic prolongar a carreira em alto nível até os dias atuais, então a passagem de bastão saiu da geração de 80 direto para 2000, saltando a turma de 90.
Geração 2000 promete fortes embates no tênis
Jannik Sinner, nascido em 16 de agosto de 2001, desponta como um dos principais nomes da nova geração do tênis. No entanto, ele não está sozinho: Carlos Alcaraz, espanhol nascido em 5 de maio de 2003, surge como seu principal rival nos próximos anos.
Alcaraz, atual número três do ranking da ATP, já soma quatro títulos de Grand Slam, contra três de Sinner, em uma rivalidade que promete grandes duelos nos próximos anos.
A expectativa é de que Sinner e Alcaraz protagonizem duelos memoráveis por muitos anos. Além deles, outros jovens talentos correm por fora e podem surpreender no circuito mundial.
O dinamarquês Holger Rune, de 21 anos, o americano Ben Shelton, de 22, o britânico Jack Draper, com 23, o italiano Lorenzo Mussetti, com 22, e o francês Arthur Fils, de apenas 20 anos, são outros jovens da geração com potencial de evolução para brigar, mas hoje ainda longe dos dois citados anteriormente.
Com apenas 18 anos, o brasileiro João Fonseca também é um nome para o futuro e integra o top 100, sonhando em um dia brigar por títulos com os gigantes do tênis mundial.