André Ávila/Agencia RBS
Até o fim do ano, técnicos poderão trocar até cinco jogadores durante a partida
Aos poucos o futebol retorna em competições nacionais. Na Coréia do Sul o campeonato que deveria ter iniciado em fevereiro teve a primeira rodada na última semana. Na Alemanhã, a Bundesliga recomeça no próximo dia 16. Nesses dois casos as partidas acontecem sem a presença de torcedores.
Com a bola rolando, as partidas terão uma mudança importante em relação ao futebol pré-pandemia do novo coronavírus. A Fifa, entidade máxima do futebol profissional, autorizou que os clube realizarem até cinco substituições em um único jogo, duas a mais do normalmente feito.
A medida temporária vale a partir do dia 1º junho para os campeonatos com término no dia 31 de dezembro deste ano. A alteração também limita a três o número de paradas para que sejam feitas as cinco substituições durante os 90 minutos de partida.
Aprovada pelo Internacional Association Board (IFAB) – órgão que regulamenta as regras do futebol mundial – a mudança visa “ao bem-estar do jogador”, diz o comunicado oficial publicado no site da entidade. A preocupação diz respeito a possíveis lesões e sobrecarga física dos atletas, tendo em vista que após o retorno dos campeonatos o intervalo entre um jogo e outro será menor.