Se o objetivo do Novo FC era enfrentar a Aparecidense-GO fora de casa e retornar ao Estado com a classificação na Série D do Campeonato Brasileiro garantida, então, missão cumprida! Neste domingo, no Estádio Anibal Toledo, o time campo-grandense venceu por 3 a 2 e chegou aos dez pontos no Grupo A11 e a liderança só não veio porque, na outra partida, o Sinop-MT venceu o Ceilândia-DF, de virada, por 2 a 1 e chegou à mesma pontuação, porém com saldo de gols melhor.
Os gols do jogo ficaram todos para o segundo tempo, mas no primeiro teve o primeiro sinal de que a sorte do Novo na competição não era a desclassificação. A Aparecidense poderia ter aberto o placar em cobrança de pênalti com o experiente Nonato, mas a bola acertou a trave antes de sair.
No segundo tempo o jogo ganhou em movimentação e mais uma vez poderia ter outro resultado se, aos 15 minutos, o árbitro tivesse confirmado pênalti a favor do time da casa, mas aviso pelos auxiliares de uma falta de Nonato anterior ao lance, recuou. Na sequência, o Novo abriu o placar com Luizinho, aos 17 minutos e, aos 21, ampliou com Emerson. Quatro minutos depois, em cobrança de falta, Alex Henrique diminuiu a diferença.
Quando parecia que a pressão da Aparecidense em busca do empate aumentaria, o Novo aproveitou uma jogada em contra-ataque aos 3ª minutos para ampliar, com Danilo. Quase no fim do jogo, Alex Henrique, de cabeça aos 44 minutos, voltou a diminuir, mas faltou tempo e força para evitar a vitória e a classificação do Novo.
A classificação foi creditada pelo técnico Ricardo Perpétuo ao desempenho do time na partida “contra o favorito do grupo”. “Jogamos o que se esperava. Estávamos nos cobrando muito para jogarmos o que a gente treinava e nesta noite foi o que aconteceu”, comemorou.
Segunda fase
A Série D do Brasileiro entra agora nos confrontos eliminatórias até o seu final e com os quatro semifinalistas garantidos na terceira divisão. O Novo vai bater de frente o líder do Grupo A10, o Iporá-GO. O time goiano encerrou a primeiro fase derrotado pelo Corumbaense por 2 a 1, mas na primeira posição com 13 pontos.
A tabela deve ser divulgada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta segunda-feira, mas a partida de ida acontece no Estádio Morenão e a volta no Estádio Ferreirão. De acordo com os cruzamentos, o classificado enfrenta na terceira fase o melhor entre Treze-PB e URT-MG.
Vitor Monteiro/Esporte Goiano
Vitória do Novo garantiu o 2º lugar no grupo e a classificação para segunda fase da série D
Ficha técnica:
Aparecidense 2 x 3 Novo/MS
6ª rodada da Série D 2018
Data: 27/05/18
Local: Estádio Aníbal Batista de Toledo
Horário: 18h
Arbitragem: Edmar Campos Encarnação (AM); Marcos Santos Vieira (AM) e Uesclei Pereira dos Santos (AM)
Cartões amarelos: Uederson, Rafael Cruz (APA); Luizinho, Vitor (NOV)
Gols: Luizinho (NOVO) aos 17′ 2T (0-1), Emerson Mi (NOVO) aos 21′ 2T (0-2), Alex Henrique (APA) aos 25′ 2T (1-2), Naldinho (NOV) aos 31′ 2T (1-3) e Alex Henrique (APA) aos 44′ 2T (2-3).
APARECIDENSE: Pedro Henrique; Rafael Cruz, Mirita (Gilvan), Robson e Helder; Tiago Ulisses, Washington e Alex Henrique; Uederson (Esquerdinha), Aleílson e Nonato.
Treinador: Everton Goiano
NOVO: Felipe Lacerda; Eduardo, Diego Chiclete, Jefferson e Paulo Henrique; Luizinho, Caio Mendes, Emerson Mi e João Lucas (Vitor); Negueba (Naldinho) e Matheus Martigoza (Jadson).
Treinador: Ricardo Perpétuo (Informações ficha técnica site esporte goiano)
Confrontos;
Manaus-AM x Santos-AP
Independente-PA x Rio Branco-AC
Nacional-AM x Altos-PI
Ferroviário-CE x Cordino-MA
Moto Club-MA x Fluminense de Feira-BA
América-RN x Imperatriz-MA
Sergipe-SE x Brasiliense-DF
Campinense-PB x Itabaiana
Treze-PB x URT-MG
Iporá-GO x Novo-MS
Sinop-MT x Linense-SP
Macaé-RJ x Novorizontino-SP
Uberlândia-MG x Inter de Lages-SC
Caxias-RS x Maringá-PR
Tubarão-SC x Brusque-SC
São José-RS x Novo Hamburgo-RS