Campo Grande 00:00:00 Sábado, 19 de Abril de 2025


Esporte Segunda-feira, 21 de Agosto de 2023, 14:15 - A | A

Segunda-feira, 21 de Agosto de 2023, 14h:15 - A | A

Esperança no Futuro

Operário faz 85 anos com passado glorioso e diretoria trabalha para retornar aos títulos

Sem o título estadual, Galo busca se reorganizar para retornar às competições nacionais

Rogério Vidmantas
Capital News

Arquivo

Operário

Operário chegou à semifinal do Campeonato Brasileiro em 1977, eliminado pelo campeão São Paulo

Atual vice-campeão estadual, o Operário Futebol Clube completa, nesta segunda-feira (21), 85 anos de história. O Galo foi fundado em 21 de agosto de 1938 por pessoas da classe operária de Campo Grande, então a segunda maior cidade do Mato Grosso. O pintor Plínio Bittencourt foi o primeiro presidente e o grande líder do movimento de criação do clube, que teve como aspiração promover a prática do esporte, elitizado à época, às camadas menos favorecidas da região.

A profissionalização do Operário veio nos anos 70, década em que conquistou o primeiro de doze títulos do Campeonato Sul-Mato-Grossense em 1979. Depois, levantou a taça em 1980, 81, 83, 86, 88, 89, 91, 96, 97, 2018 e 2022. Pelo estadual feminino, a equipe se sagrou campeã em 2021 e 2022.

O ano de 1977 é um dos maiores da história do Operário. Campeão mundial em 1958 e 62, Carlos Castilho era o treinador e Manga, um dos maiores goleiros brasileiros de todos os tempos, defendia a meta da equipe que chegou à semifinal do Campeonato Brasileiro, mas foi eliminada pelo São Paulo, que viria a ser campeão.

Anderson Ramos/Capital News

DAC 0 X 0 OFC Semifinal Estadual 2023

Neste ano, Operário eliminou o Dourados AC na semifinal, mas perdeu título para o Costa Rica

A realidade do Operário, porém, está longe do que espera a torcida. Campeão estadual em 2022, a temporada começou com a expectativa de buscar acesso na Série D do Brasileiro e manter o domínio local. Perdeu a decisão do estadual para o Costa Rica EC, foi eliminado na primeira fase da Copa Verde pelo Tocantinópolis-TO e caiu na primeira fase do Brasileiro. De bom, a classificação na primeira fase da Copa do Brasil, eliminando o xará Operário Ferroviário-PR, o que garantiu mais de R$ 900 mil no cofre do clube. Em seguida, foi perdeu para o CRB-AL e foi eliminado.

Aprendizado

Fora das principais divisões do futebol nacional há alguns anos, o Operário disputou sua segunda Série D do Campeonato Brasileiro em 2023 - a primeira se deu em 2019 - e terminou na oitava posição de seu grupo. O presidente do clube, Coronel Nelson Antonio, encara esta temporada como um aprendizado para o Operário FC.

"A nossa participação na Série D deste ano nos ensinou muito, primeiro pela necessidade premente de estruturar o clube fisicamente. Termos onde treinar e jogar é fundamental para que o clube possa alçar novas conquistas", disse o dirigente em publicação no site da CBF que lembra o aniversário do Galo.

Ele comentou a felicidade de estar à frente do Operário e explicou as ambições do time para os próximos anos. "É uma responsabilidade muito grande. Sou operariano desde criança e vivenciei as grandes conquistas do Operário. Tenho a missão e a oportunidade de reconstruir essa história e colocar nosso clube novamente no cenário do futebol brasileiro", completou.

Deurico/Capital News

Operário Futebol Clube - Apresentação 2023 - Nelson Antonio

Nelson Antônio da Silva e Estevão Petrallás, atual e ex-presidente do Operário Futebol Clube durante a apresentação do elenco em 2023

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS