Agência Palmeiras

Endrick ganha a disputa com Lucas Silva e Rafael Cabral e marcou o último gol do Verdão na campanha vitoriosa do Brasileirão
Se faltava 0,1% para o Palmeiras ser o campeão do Campeonato Brasileiro, não falta mais. Nesta quarta-feira (6), pela 38ª e última rodada, o Verdão fez o suficiente para conquistar a competição pela 12ª vez e empatou com o Cruzeiro, em Belo Horizonte, em 1 a 1. Endrick marcou para o time paulista no primeiro tempo e Nikão, no segundo, igualou.
O Palmeiras termina o Brasileirão com 70 pontos. Para ajudar, Atlético Mineiro e Flamengo que tinham remotíssimas chances de título, foram derrotados na rodada e ficaram com 66 pontos. Melhor para o Grêmio que, de virada, venceu o Fluminense por 3 a 2 e terminou como vice-campeão, com 68 pontos. Os quatro garantiram lugar na fase de grupos da Copa Libertadores. Botafogo, com 64 pontos, e Red Bull Bragantino, com 62, completam a pré-Libertadores.
Gols
No Estádio Mineirão, dois times que tinham cumprido suas obrigações na rodada anterior, o que deixou a partida quase com cara de amistoso. O Palmeiras teve chances de marcar com Breno Lopes e Endrick, mas parou no goleiro Rafael Cabral. Do outro lado, Arthur Gomes e Bruno Rodrigues, que quase marcou um golaço de bicicleta, obrigaram Weverton a fazer boas defesas. Aos 20 minutos, Endrick rouba a bola de Lucas Silva, invade a área e para na defesa parcial de Rafael. Na sobra, o jovem camisa 9 consegue bater para o gol e abrir o placar, vantagem que ficou até o intervalo.
No segundo tempo, as melhores chances de marcar forma do Palmeiras, principalmente em uma bela jogada individual de Raphael Veiga, com excelente defesa de Rafael. O Cruzeiro chegou menos, mas, na melhor oportunidade, empatou. Aos 34 minutos, em bela jogada de Matheus Pereira pela direita, o meia rolou para Nikão na entrada da área que bateu rasteiro, no canto de Weverton, que desta vez não teve reação. Final, 1 a 1, e as duas torcidas felizes.
Abel Ferreira
Com a conquista do Brasileirão, o técnico Abel Ferreira se isolou como o segundo treinador com mais títulos pelo Palmeiras: agora são nove taças no total, superando Vanderlei Luxemburgo, com oito, e ficando atrás apenas de Oswaldo Brandão, que levantou dez taças.
Os nove títulos de Abel, além deste Brasileirão de 2023 recém-consumado, são as Libertadores de 2020 e 2021, o Campeonato Brasileiro de 2022, a Copa do Brasil de 2020, a Supercopa do Brasil de 2023, a Recopa Sul-Americana de 2022, e os Paulistas de 2022 e 2023.
Abel também se isolou como o treinador estrangeiro com mais títulos na história do futebol no Brasil (superando o uruguaio Felix Magno) e se tornou o único estrangeiro com dois títulos de campeão brasileiro na história da competição.