A temporada 2023 do futebol brasileiro começou como terminou 2022: com o Palmeiras comemorando título. O Verdão é campeão da Supercopa do Brasil, confronto que abre o ano no futebol nacional e reúne o campeão brasileiro e o vencedor da Copa do Brasil. Neste sábado (28), em Brasília, o time paulista venceu o Flamengo por 4 a 3 e levantou a taça pela primeira vez.
O jogo no Estádio Mané Garrincha correspondeu a expectativa que se espera do encontro dos dois melhores times do país. O Flamengo abriu o placar com Gabriel Barbosa de pênalti, aos 25 min do primeiro tempo. O Palmeiras empatou aos 37 minutos, com gol de Raphael Veiga. A equipe paulista foi para o vestiário na frente do placar com um golaço de Gabriel Menino, aos 48 minutos.
Na volta do segundo tempo, o Flamengo chegou ao empate com gol de Gabriel Barbosa, aos cinco minutos. De novo, o Palmeiras voltou a frente com Raphel Veiga, aos 12 minutos cobrando pênalti. Três minutos depois coube a Pedro empatar a partida, com um belo toque de calcanhar. O Verdão deu atos finais ao duelo com o tento de Gabriel Menino, aos 28 minutos, o segundo dele no jogo e fehcando o placar da decisão.
Melhor em campo
Autor de dois gols na decisão, Raphael Veiga celebrou o retorno aos gramados com título. O meia sofreu uma lesão no tornozelo direito no final de 2022 e ficou fora da reta final da temporada.
"Muito feliz, passei por um momento difícil na carreira e fiquei na reta final da temporada de fora, nunca tinha passado por uma cirurgia, mas tem coisas que acontecem na nossa vida pra deixar a gente mais forte e aprender. Procurei ver desse jeito, então fico feliz de voltar a fazer o que mais gosto, fazer gols, ser decisivo e novamente ganhar títulos, o que é o melhor", destacou.
Com o título, o Palmeiras receberá da CBF a maior premiação já entregue ao campeão da Supercopa do Brasil. O Verdão irá embolsar R$ 10 milhões. O Flamengo, por sua vez, receberá R$ 5 milhões. O valor pago aos dois clubes é mais que o dobro em relação à última edição.