Rubens Chiri/São Paulo FC

Rafinha, capitão do São Paulo, levanta a taça inédita conquista pelo Tricolor no Morumbi
A Copa do Brasil tem um novo e inédito campeão. Neste domingo (23), o São Paulo superou o Flamengo e conquistou a competição pela primeira vez. Depois de vencer a ida no Rio de Janeiro por 1 a 0, o Tricolor colocou o regulamento embaixo do braço e, com empate em 1 a 1 na Capital Paulista, ficou com o título, evitando a quinta conquista rubro-negra. Bruno Henrique abriu o placar para os cariocas e Rodrigo Nestor igualou para os paulistas, os dois na reta final do primeiro tempo.
Com a conquista, o São Paulo é o primeiro representante brasileiro classificado para Copa Libertadores 2024. Além disso, ganhou um prêmio de R$ 70 milhões, que será somado ao que o clube garantiu nas passagens de fase até chegar à decisão. O Flamengo recebe R4 30 milhões por ser vice-campeão.
Gols
O Morumbi recebeu mais de 60 mil torcedores para apoiar o Tricolor, mas que o Flamengo precisava do resultado positivo de qualquer jeito. O cronômetro não marcava nem um minuto e o Rubro-Negro teve a primeira chance com Pedro, mas esbarrou no goleiro Rafael, que fez uma boa defesa.
Aos poucos, o São Paulo conseguiu criar jogadas e se livrar da pressão inicial e chegou com perigo. Porém, aos 43 minutos, o Flamengo voltou a pressionar e abriu o placar com Bruno Henrique. Pedro lançou Pulgar, que arrematou cruzado. O goleiro Rafael desviou, a redonda bateu na trave e sobrou limpa para o atacante abrir o placar, igualando a disputa agregada.
O São Paulo não demorou para responder. E aos 49, voltou a empatar o placar com um golaço. Wellington Rato levantou a bola na área, Rossi afastou de soco, mas Rodrigo Nestor com o pé calibrado acertou um belo arremate, sem chances de defesa para o camisa 1 do Flamengo.
No segundo tempo, ambas as equipes criaram oportunidades, mas não conseguiram concretizá-las em gol. Com isso, o troféu ficou para o São Paulo.