Campo Grande Quinta-feira, 02 de Maio de 2024


Esporte Quarta-feira, 27 de Julho de 2016, 11:51 - A | A

Quarta-feira, 27 de Julho de 2016, 11h:51 - A | A

Brasileirão Série A 2016

Sem Morenão, Campo Grande perde jogos do Brasileirão para Cuiabá

Torcedor mato-grossense poderá ver Santos e Flamengo na próxima quarta-feira

Rogério Vidmantas
Capital News

Divulgação Arena Pantanal

CBF divulga tabela da Série D e Comercial pode jogar em estádio da Copa do Mundo

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou nesta semana a mudança da partida entre Santos e Flamengo, pela Série A do Campeonato Brasileiro, para a Arena Pantanal, em Cuiabá-MT. O jogo, marcado para a próxima quarta-feira (3/08) e uma parceria da empresa Xaxá Produções e o clube do Santos, este jogo poderia ter tido outro destino.

 

Com o Estádio Pedro Pedrossian, popular Morenão ainda interditado e sem previsão de que as mudanças necessárias sejam realizadas, Campo Grande perde mais uma oportunidade de receber uma partida pelo Brasileirão.  De acordo com o empresário Fabiano Rodrigues, Campo Grande seria uma das opções consideradas se tivesse um estádio apto a receber jogos desse porte. “Realmente poderia ter sido aí [Morenão]”, comentou Xaxá para reportagem do Capital News, como é conhecido.

Deurico Ramos / Capital News

Corinthias e Portuguesa 1

No último grande jogo pela série A no Morenão o Corinthians jogou contra a Portuguesa

O Morenão está sem jogos oficiais desde 2014 após a decisão do Campeonato Estadual vencido pelo Cene. Antes, foi palco da vitória da Portuguesa sobre o Corinthians por 4 a 0 pela Série A do Brasileiro e da vitória do Palmeiras sobre o Ceará pela Série B, ambos no final de 2013. De lá para cá, apenas treinos e jogos amadores acontecem no maior estádio universitário do Brasil.

Além de jogos nacionais, o Morenão seria a opção para jogos de Operário, Comercial e Novo, equipes da Capital na primeira divisão do futebol sul-mato- grossense, como mandantes, mas esses são obrigados a jogar no Estádio Jacques da Luz, também utilizado em competições amadoras e que nem sempre oferece um gramado em boas condições.

 

Promessas
Nestes dois anos sem atividades, várias promessas foram feitas para ter o Morenão liberado para as equipes profissionais de Campo Grande, mas nada de concreto foi realizado.  O último esforço neste sentido feito pelo comando da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) e os representantes dos clubes junto ao Governo Estadual aconteceu no final de 2015 e início deste ano para tentar liberar o estádio para o Campeonato Estadual, mas como o local é propriedade da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a burocracia impede qualquer avanço.

Reprodução Tv Guanandi

Secretário Marcelo Miranda Fundesporte

Secretário Marcelo Miranda Fundesporte, luta para liberar o Morenão

Na última tentativa, em dezembro, tudo parecia caminhar para um acordo que levasse a liberação do estádio. “Há a boa vontade da Universidade Federal, já mandamos o ofício para a reitora e ela respondeu positivamente para a gente fazer um termo de cooperação. O Corpo de Bombeiros está imbuído nesta luta e estão estabelecendo metas gradativas para a gente atender”, disse o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Miranda, no programa Os Donos da Bola, da TV Guanandi, na época.

Entre as necessidades, estava a solução do problema criado pelo fosso em volta do gramado, que precisa de uma grade maior, melhorando a segurança para o torcedor. “Há a preocupação do Corpo de Bombeiros e do Governo de não se liberar nada sem o mínimo de segurança. Se conseguirmos liberar para o campeonato, e vamos conseguir, será com segurança para o torcedor” disse Miranda. Não conseguiram até agora. A próxima competição prevista para os times da Capital é o Campeonato Estadual de 2017.

Além disso, o Comercial joga a Copa do Brasil e o Operário disputa a Copa Verde. Até lá, os dois, além do Novo, seguem contando apenas com o Jacques da Luz, mas os torcedores esperando que possam, desta vez, acompanhar as partidas de seus clubes no Morenão, mas por enquanto, nada foi feito para que isso possa, de fato, acontecer.

Ilustração/Reprodução

Sábado é dia de abraço no Morenão

Em 2017 os clubes da Capital, Operário e Comercial precisam do Morenão liberado para jogarem competições Nacionais

Comente esta notícia

Wilmar Feliciano de Souza 27/07/2016

E mais um ano sem solução para maior palco do futebol de MS e vou ser bem sincero eu não acredito em uma solução a curto prazo para o caso ai falta coragem falta compromisso falta vontade politica tbm,e vou mas alem tenho medo de ver este templo do futebol ainda ser demolido, fica uma alerta.

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1

Reportagem Especial LEIA MAIS