Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 02 de Abril de 2025



Esporte Sábado, 26 de Abril de 2008, 12:36 - A | A

Sábado, 26 de Abril de 2008, 12h:36 - A | A

Uma Ponte perigosa no caminho do Verdão

Globo Esporte (AR)

A perigosa Ponte Preta e o embalado Palmeiras correm atrás do título paulista de 2008. O primeiro desafio acontece neste domingo, às 16h, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas.

O Verdão tem a vantagem de jogar por dois empates para acabar com o jejum estadual, que dura desde 96, quando o treinador era Vanderlei Luxemburgo. Já a Macaca, que chegou em três decisões e perdeu todas: em 1977 e 79 para o Corinthians e em 81 para o São Paulo, busca a primeira consagração no cenário estadual. A TV Globo e o SporTV transmitem a partida ao vivo.

A Macaca chegou para a decisão em grande estilo. Foram duas vitórias convincentes diante do perigoso Guaratinguetá, primeiro colocado na fase de classificação. Em Campinas, a Ponte Preta venceu por 1 a 0. Já na casa do adversário, a vitória foi maiúscula: 2 a 1, de virada, com um jogador a menos (Eduardo Arroz foi expulso no início do primeiro tempo). Já o Palmeiras deu a volta por cima diante do São Paulo. No primeiro clássico, no Morumbi, o Tricolor ganhou por 2 a 1. Já no Palestra Itália, o Verdão fez 2 a 0 e ficou com a vaga.

A Ponte Preta chega para a final mais descansada. O técnico Sérgio Guedes aproveitou a semana inteira para preparar jogadas ensaiadas e analisar os pontos fortes e fracos do rival. Já o Palmeiras foi a campo na última quinta-feira, quando ficou no empate sem gols diante do Sport, no Palestra Itália, no duelo de ida das oitavas-de-final da Copa do Brasil.
Muitos desfaques no primeiro jogo

O Palmeiras não contará com o principal articulador de jogadas entre o meio-campo e o ataque. O volante Leo Lima sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda no jogo contra o Sport e ficará de três a quatro semanas afastado dos treinamentos (assista ao vídeo com a lesão do palmeirense). Ele está fora da decisão do Campeonato Paulista e também não encara o time pernambucano, na próxima quarta-feira, na Ilha do Retiro, na partida de volta das oitavas-de-final da Copa do Brasil.

O substituto imediato de Leo Lima é o volante Martinez. Porém, o jogador foi expulso no jogo contra o São Paulo e cumprirá suspensão automática na primeira partida contra a Ponte Preta. Wendel deve entrar na posição, mas não está descartada a possibilidade de Diego Souza atuar como segundo volante e Denílson permanecer no ataque.

Na Ponte Preta, os problemas são maiores. O zagueiro César e o meia Renato cumprem suspensão pelo terceiro cartão amarelo. O lateral-direito Eduardo Arroz, expulso diante do Guaratinguetá, também está fora de combate. E o meia Elias, que se recupera de uma fratura nas costelas, segue em tratamento médico.

O técnico Sérgio Guedes esconde a escalação da Macaca. Mas a tendência é que Raulen e João Paulo sejam os substitutos de Eduardo Arroz e César, respectivamente. Fabiano Campos e Ricardo Conceição disputam a vaga de Elias, enquanto o atacante Wanderley tem tudo para herdar a posição de Renato.
Paredões no gol

O primeiro duelo decisivo do Campeonato Paulista terá dois paredões em campo. No lado da Ponte Preta, o goleiro Aranha manteve a regularidade ao longo da competição, conseguiu assegurar a vaga no time titular nos nas primeiras rodadas e foi decisivo na reta final da fase de classificação.

Mas as suas maiores façanhas aconteceram justamente no momento em que a Ponte Preta mais precisou. Aranha brilhou nas duas partidas contra o Guaratinguetá, pelas semifinais do Paulistão, quando defendeu até um pênalti cobrado por Michael.

Já o experiente Marcos voltou a mostrar o futebol que o credenciou a vestir a camisa titular da seleção brasileira na conquista do título mundial de 2002, sob o comando do técnico Luiz Felipe Scolari. Depois de amargar praticamente dois anos em recuperação de inúmeras lesões, ele adquiriu a confiança do técnico Vanderlei Luxemburgo, mandou a estrela em ascensão Diego Cavalieri para o banco de reservas e, com grandes defesas, deu a sua parcela de contribuição para o time ao longo do Paulistão.

No segundo clássico decisivo contra o São Paulo, Marcos voltou a ser canonizado pela torcida. Além de grandes defesas, ele saiu com arrojo do gol inúmeras vezes e conseguiu ajudar os zagueiros a impedir os cabeceios do artilheiro Adriano.

O aluno e o professor

Sérgio Guedes está debutando na carreira de treinador e vem demonstrando ser um aluno aplicado. Depois de trabalhar com tantos profissionais vitoriosos ao longo da sua carreira de goleiro, ele assumiu o comando da Ponte Preta no início deste ano, reformulou o elenco que não conseguiu garantir o acesso à Serie B do Brasileiro na temporada passada e montou um time forte e competitivo com jogadores bons, versáteis e decisivos.

Além de armar taticamente a sua equipe para jogar no ataque, Sérgio Guedes não descuidou da marcação e tornou a Macaca uma equipe extremamente equilibrada. No estilo paizão, o treinador sempre tem uma palavra amiga para incentivar os seus jogadores.

Já o consagrado Vanderlei Luxemburgo corre atrás de um recorde. Se o Palmeiras conseguir atravessar a Ponte, ele conquista o seu oitavo título paulista e iguala-se ao técnico Lula, que brilhou com o Santos, de Pelé, como o recordista de troféus estaduais.

Além disso, Luxemburgo está completando 25 anos de seu primeiro caneco como treinador. Em 1983, no comando do Rio Branco, do Espírito Santo, ele faturou a taça do Campeonato Capixaba.

No Palmeiras, Luxemburgo chegou e pediu reforços de alto nível. Chegaram Diego Souza, Kléber, Henrique, Leo Lima, Denílson e Lenny. Antes, o Verdão já havia contratado Alex Mineiro. Com grandes jogadores em mãos, o treinador mais uma vez montou uma equipe ofensiva, com toque de bola vistoso e que colecionou vitórias convincentes.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS