O aniversário de 36 anos de criação de Mato Grosso do Sul foi celebrado em grande estilo no domingo (13) com a realização da 5ª edição da Meia-Maratona Internacional do Pantanal Volta das Nações, promovida pelo Sesi com apoio da TV Morena. Uma multidão composta por mais de 24,5 mil participantes – 15.544 da caminhada de sete quilômetros, 7.741 da corrida de dez quilômetros e 1.215 da meia-maratona de 21 quilômetros – ajudou a divulgar o estilo de vida saudável e contribuiu para consolidar a competição como uma das maiores competições de atletismo do Brasil.
O queniano Mark Korir e a tanzaniana Jackline Juma Sakilu venceram a 5ª Meia-Maratona Internacional do Pantanal Volta das Nações, consolidando a hegemonia os africanos na competição, já que atletas do continente também ganharam as outras quatro edições. No caso de Mark Korir, trata-se da 3ª vitória dele na Volta das Nações, sendo que neste ano ele fez o tempo de 1h05m09s. Já Jackline venceu a meia-maratona pela primeira vez com o tempo de 1h13m51s.
Consolidação
Na avaliação do vice-presidente da Fiems, José Francisco Veloso Ribeiro, a 5ª edição da Volta das Nações demonstra qualidade e nível de organização elevado. "A intenção é incentivar a prática esportiva, dentro da indústria e fora dela. Ficamos satisfeitos em ver que a população atendeu ao nosso convite e compareceu para esta grande festa do esporte", declarou.
Já o diretor-corporativo da Fiems, Jaime Verruck, acrescentou o cunho cultural e esportivo do evento. "É uma competição em homenagem à criação de Mato Grosso do Sul, um presente do Sistema Fiems para o nosso Estado. No aspecto esportivo incentivar a prática de atividades físicas", disse.
E para o diretor-executivo da TV Morena, Nicomedes da Silva Filho, a 5ª edição da prova comprova a consolidação do evento. "Quase 25 mil participantes mostram que de fato as pessoas entenderam o sentido da competição, que é de integração e incentivo à qualidade de vida", disse.