Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Sábado, 25 de Novembro de 2017, 10h:57

Crianças fazem exposição em homenagem ao fotógrafo Roberto Higa

Higa se emocionou ao visitar a mostra realizada pelos alunos do Bairro Santo Amaro

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Divulgação/PMCG

Crianças fazem exposição em homenagem ao fotógrafo Roberto Higa

170 alunos divididos em sete turmas participaram da organização da mostra

Alunos da Escola Municipal João Evangelista Vieira de Almeida fizeram uma exposição baseada no trabalho de um dos mais renomados fotógrafos de Campo Grande, Roberto Higa. O fotógrafo foi até a escola visitar a mostra.

 

O projeto intitulado “Roberto Higa na Educação Infantil: visões de mundo nas perspectivas das crianças”, foi desenvolvido no segundo semestre do ano de 2017 e a exposição é resultado dos trabalhos realizados pelos próprios alunos. Ao todo, 170 alunos divididos em sete turmas participaram da organização da mostra.

 

A intenção da equipe pedagógica foi mostrar que a escola valoriza a fotografia como arte e elegeu o trabalho de Higa para exemplificar o conteúdo ministrado aos alunos.

 

Para realizar o projeto, as crianças registraram por meio de fotos as visões de mundo relacionadas à sua identidade, família, casa, escola e suas brincadeiras preferidas. Com o resultado, a escola pretende deixar os alunos com noções fotográficas, ampliar visões de mundo e constituir as crianças como sujeitos ativos no processo de ensino-aprendizagem.

 

Roberto Higa, que começou a fotografar no início da década de 1960, acompanhou todos os trabalhos dos alunos da escola e ficou emocionado com a homenagem das crianças. “A vida está me oferecendo o que nunca eu pensei que seria ofertado. Os alunos pesquisaram minha vida e sentiam que eram meus amigos. Não há coração que aguente. Foi muito carinho recebido. Me surpreendeu porque eles sabiam de toda a vida da minha família. Não existe coisa melhor do que chegar em uma escola e ver alunos com pouca idade, entre 4 e 5 anos, falarem de seu trabalho. Fiquei muito emocionado”, revelou.

 

Além das fotos, os alunos fizeram releituras de algumas obras fotográficas de Higa usando argila. As crianças também utilizaram materiais recicláveis, como caixas de leite e tampas de garrafa, para construir réplicas de máquinas fotográficas. Alguns estudantes fizeram desenhos retratando a imagem do fotógrafo.