Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Domingo, 05 de Agosto de 2018, 11h:58

Veja como automatizar 5 ações no sistema Android

Por Gustavo Torniero

Da coluna Tecnologia
Artigo de responsabilidade do autor

Dessa forma, o sistema ativa automaticamente os recursos para você

Istock Photos

ColunaTecnologia

Se você tem um celular com Android, saiba que é possível automatizar algumas ações no dispositivo. Com alguns toques, você consegue configurar funcionalidades – e nunca mais precisará ativá-las manualmente. Dessa forma, o smartphone pode atualizar os apps automaticamente, ajustar o brilho da tela e apagar fotos e vídeos antigos, por exemplo. Confira cinco desses recursos que podem ser automatizados:

 

1 – Desbloqueio do dispositivo em locais seguros
Quando está em casa, pode ser que você não queira ficar desbloqueando o smartphone a todo instante. Esse recurso é ideal para quem tem um celular sem impressão digital, já que, nesse caso, o desbloqueio pode ser ainda mais demorado. Com esse recurso, o usuário pode configurar alguns locais como seguros para que o celular permaneça desbloqueado nessas ocasiões. Para acessar a função, vá em Configurar > Segurança e Localização > Smart Lock > Lugares Confiáveis > Adicionar Lugar Confiável.

 

2 – Atualização automática de aplicativos
Com essa funcionalidade, nunca mais você precisará ficar atualizando seus aplicativos de forma individual. A Google Play, loja de aplicativos do Android, possui um recurso justamente para evitar que isso aconteça. Para configurar, abra a loja de aplicativos e siga o caminho Configurações > Atualizar apps automaticamente > Só atualizar apps automaticamente por Wi-Fi. Dessa forma, seu celular não vai baixar quando estiver na conexão móvel.

 

3 – Ajuste de brilho
Se você sofre com o brilho do aparelho, que precisa ser ajustado a todo momento, há uma função que faz isso com base na luminosidade do ambiente em que você está. Para ativar, vá até Configurações > Tela > Brilho adaptável.

 

4 – Apagar fotos e vídeos antigos
A atualização para o Android Oreo permitiu que os usuários tivessem um gerenciador de armazenamento no dispositivo. O recurso é ideal para aqueles que possuem pouco espaço no celular, já que pode excluir fotos e vídeos com mais de 30, 60 ou 90 dias. Para ativar a funcionalidade, siga o caminho Configurações > Armazenamento > Gerenciador de armazenamento. Depois, toque em Gerenciador de armazenamento > Remover fotos e vídeos; por fim, selecione o número de dias para que o conteúdo seja apagado.

 

5 – Agendamento do modo não perturbe
O modo “não perturbe” do Android permite que o usuário bloqueie todos os sons e vibrações ou aqueles que forem previamente selecionados. A função pode ser feita manualmente ou programada para dias e horários específicos. Para acessar esse recurso, vá em Configurações > Som > Preferências de “não perturbe” > Criar uma regra automática.