Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Segunda-feira, 08 de Outubro de 2018, 10h:37

Você sabe a diferença entre os processadores de notebook da Intel?

Por Gustavo Torniero

Da coluna Tecnologia
Artigo de responsabilidade do autor

O mais importante de tudo é saber interpretar os números e sufixos de cada geração

Istock Photos

ColunaTecnologia

Core i3, Core i5, Core i7, Core i9. São tantos números que é comum ficar perdido na escolha de um processador para o seu computador. Além dessas classificações, ainda existem subcategorias dentro de cada família de processador. Mas não se desespere: vamos te ajudar a entender as velocidades, gerações e funcionalidades presentes nesses modelos. O mais importante de tudo é saber os números. São eles que norteiam a descrição técnica dos dispositivos.


O Core i3 é o que ocupa a menor faixa de desempenho da lista. Mas isso não significa que ele seja ruim. Computadores e notebooks equipados com esse processador podem ter um ótimo custo/benefício, já que são mais baratos do que um Core i5 ou i7 e podem suportar tarefas básicas do dia a dia. Um notebook i3, portanto, pode ser ideal para aquelas pessoas que só precisam acessar sites e recursos básicos do sistema.


A família core i5 é a faixa intermediária dos processadores da Intel e é desenvolvida para usuários mais exigentes e gamers. Esse tipo conta com quatro núcleos (no core i3 são apenas dois) e o recurso Turbo Boost, que aumenta a frequência de operação dos núcleos. Como esses processadores tendem a ser mais rápidos, também são utilizados com alguma frequência por gamers.


O core i7 é o processador mais avançado da marca para usuários domésticos e para profissionais que precisam de maior processamento gráfico. Eles podem rodar com tranquilidade softwares de projetos gráficos, como os programas CAD e editores de vídeos. Podem ter quatro, seis, oito ou 10 núcleos de processamento. Por causa da alta potência, também podem rodar jogos pesados. Como aliam os melhores recursos e desempenho para notebooks e computadores, costumam ser mais caros.


Por fim, o core i9 é uma aposta da Intel para consumidores que precisam de altíssimo desempenho. Aliam velocidade a uma grande quantidade de núcleos (12, 14, 16 e 18). Por isso, os modelos que o utilizam são desenvolvidos para quem precisa rodar vários programas pesados simultaneamente. O público desse processador são prioritariamente os gamers profissionais e criadores de conteúdos multimídia.

Diferença entre gerações
Mesmo com todas essas diferenças entre processadores, existem diversas gerações ou subcategorias dentro de cada produto. Para saber qual geração é melhor que a outra, é necessário analisar o primeiro número disponível em cada descrição. Um computador equipado com Intel® Core™ i5 7400, por exemplo, é melhor do que um i5 6400, já que o primeiro é da sétima geração e o segundo, da sexta.


Mesmo dentro de cada geração existem diferenças. Para você saber qual é melhor, novamente é necessário olhar para os números. Quanto mais altos forem, melhor será o processador. um Core i5 4670 é melhor que um 4440, por exemplo. Para finalizar, existem alguns sufixos formados por letras e que diferenciam a característica de cada processador. Confira, abaixo, uma lista divulgada pela própria Intel no site TechTudo:
> T: variação com baixo consumo de energia, voltada para desktops comuns;
> S: meio-termo entre desempenho e consumo;
> E: versão otimizada para uso soldado em placas;
> H: destina-se a notebooks que precisam de maior capacidade de processamento, como os gamers;
> K: versão ideal para overclock (técnica empregada para acelerar o processador);
> R: versão com placa gráfica de melhor performance;
> U: faz referência a “ultra low power”. Trata-se de uma CPU que consome pouca energia e esquenta menos.

Com essas dicas, será muito mais fácil escolher o seu processador, seja ele para notebook ou computador, caso a opção seja por um dispositivo da Intel. Além desses itens, você deve verificar se realmente o processador é da Intel. Para fazer isso, verifique o selo de qualidade Intel Inside exibido nos equipamentos com o processador da marca.