Notícias de Ponta Porã - MS | Capital News

Segunda-feira, 05 de Novembro de 2018, 13h:54

Curso ministrado no Rio Paraguai vai abordar estratégias para conservação da natureza

Curso será aplicado para policiais militares ambientais de todo o país

Leonardo Barbosa
Capital News

Divulgação

Curso ministrado no Rio Paraguai vai abordar estratégias para conservação da natureza

O curso conta com 42 inscritos de 21 estados e mais o Distrito Federal, além de mais três inscritos representando a Marinha do Brasil a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal

No período de 4 a 14 de novembro, a bordo do barco Kalypso, durante dez dias percorrendo um trecho do rio Paraguai, de Corumbá à Serra do Amolar (PARNA Pantanal), será realizado o curso “Estratégias Para Conservação da Natureza- 2018”, que na sua 14ª Edição, reúne oficiais das PMs Ambientais de todos os estados brasileiros, para discutir estratégias para proteção da natureza.

 

Em um processo interativo e intensivo de aprendizado, são discutidos temas  relacionados às questões ambientais desde a evolução do homem no planeta e o uso dos recursos naturais e o uso de tecnologia para maior eficiência na proteção,  promovendo desta forma  integração entre as unidades especializadas, os biomas e, também, dessas com outros atores governamentais e não governamentais  na perspectiva de uma política nacional de segurança do Meio Ambiente integrada.

 

Promovido há mais de 15 anos pelo Instituto Homem Pantaneiro (IHP) e a Rede de Proteção e Conservação da Serra do Amolar (RPCSA), o curso é realizado em parceria com a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul.

 

O CECN tem como principal objetivo apresentar aos oficiais das PMAs que atuam no Brasil, as ferramentas necessárias para o bom planejamento e a execução das atividades de fiscalização a partir de uma visão técnico-ambiental preventiva, não apenas pautada em legislações, mas também com foco na educação ambiental e novas tecnologias. Assim o CECN já é considerado uma referência na qualificação do policiamento ambiental no País.  

 

 

Desde sua primeira edição em 1992, o curso já reuniu e capacitou cerca de mais de 600 oficiais das policiais militares ambientais de todo o Brasil.