Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Trânsito Quarta-feira, 28 de Novembro de 2018, 10:11 - A | A

Quarta-feira, 28 de Novembro de 2018, 10h:11 - A | A

REDUÇÃO DE ACIDENTES

Fiscalização no trânsito faz número de acidentes com vítimas cair na capital

Números apurados são resultado de trabalho coletivo das autoridades no trânsito

Leonardo Barbosa
Capital News

Guardas e Bptran apreendem mais 14 motos em blitz

Número de acidentes registrados nos 10 primeiros meses de 2018 foi 10% menor que em 2017

O número de acidentes de trânsito com vítimas, registrado nos dez primeiros meses deste ano, já é 10% menor do que no ano passado em Campo Grande. Segundo dados do Batalhão da Polícia Militar de Trânsito do Mato Grosso do Sul (BPTran), de janeiro a outubro de 2017 ocorreram 4.629 casos. No mesmo período, deste ano, o número caiu para 4.162.

 

Os dados foram apresentados ao diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), Roberto Hashioka Soler, pelo tenente-coronel Franco Alan da Silva Amorim, comandante do Bptran, juntamente com o chefe de fiscalização do Departamento de Trânsito, André Canuto.

 

Conforme o comandante, foram realizadas 438 blitzes de trânsito em Campo Grande. “A redução se deu face às intensificações das fiscalizações realizadas nas vias da Capital. Neste ano foi lançado o policiamento específico da lei Seca, blitzes diárias, aquisição de radares portáteis e o Detran instituiu o setor de fiscalização que passou a atuar juntamente com o Batalhão. As medidas impactaram positivamente na redução da violência do trânsito”, enfatizou.

 

Segundo ele, a parceria PMMS e Detran foi primordial na busca da paz social no trânsito, pois o Detran ao exercer essa competência imposta no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), passa a contribuir com a redução da violência do trânsito.

 

Para o diretor-presidente, a criação do setor de fiscalização do Departamento veio para somar esforços em busca da preservação de vidas, principal foco do Detran-MS. “São 30 agentes capacitados para atuar em diversas situações e coibir o excesso de velocidade nas vias públicas e o uso de bebida alcoólica ao volante, uma mistura extremamente nociva para a sociedade como um todo, levando em conta que o motorista nessas condições não coloca em risco apenas a própria vida, mas a de outras pessoas também”, afirmou.

 

 

O chefe da fiscalização, André Canuto, ressaltou ainda que a redução no número de acidentes com vítimas impacta diretamente na saúde pública, haja visto que menos leitos são utilizados para esse fim. “Sabemos que a maioria das pessoas que acabam lotando a ala de ortopedia dos principais hospitais são vítimas de acidentes de trânsito. Nosso foco é diminuir esses índices”.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS