Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Sábado, 01 de Dezembro de 2018, 12h:35

Kit para reparos domésticos: o que não pode faltar?

Por Letícia Emori

Da coluna Casa e Decoração
Artigo de responsabilidade do autor

Diversos acessórios podem facilitar atividades domésticas básicas, mas exigem cuidado no manuseio

Istock Photos

ColunaCasaEDecoração

É imprescindível ter algumas ferramentas básicas à mão quando surge aquele problema doméstico clássico, como vazamentos, lâmpadas e fusíveis queimados. Tarefas simples como pendurar um quadro, por exemplo, também podem ser facilitadas com esse kit de ferramentas.


Mas você não precisa comprar tudo de uma vez. Priorize aquelas ferramentas que serão utilizadas no dia a dia. Algumas marcas também contam com itens de primeira e segunda linha. Guardar de forma segura, visível e organizada é fundamental para encontrar as ferramentas quando precisar. Abaixo, confira alguns itens indispensáveis para o dia a dia:

1. Furadeira
A furadeira é um item muito importante se você pretende perfurar superfícies, como madeira, concreto e metais. Existem, basicamente, dois tipos: manuais e de bancada. A furadeira manual é mais leve e para aplicações domésticas. Já a furadeira de bancada é profissional e possui mais precisão, sendo indicada para indústrias e oficinas de marcenaria e carpintaria.


2. Chaves
Chaves de fenda, chaves Phillips e chave inglesa são essenciais para girar e manusear  parafusos. O ideal é ter um jogo completo com três a cinco medidas diferentes. As chaves de fenda são usadas para afrouxar ou apertar parafusos, enquanto as chaves Phillips ajudam a lidar com parafusos de estrela, presentes em eletrodomésticos e eletrônicos. Já as chaves inglesas ajudam a girar parafusos e porcas.


3 . Trena
A trena é um item extremamente versátil. Pode ser utilizada tanto para medir um terreno quanto para saber o tamanho de pequenos objetos. Ou, se preferir, para ter a dimensão de alguma área, caso você queira comprar algum móvel. Seja qual for a sua necessidade, esse item é indispensável. As mais comuns são as trenas longas, para espaços maiores, e as trenas manuais, mais leves e indicadas para medir objetos menores ou pequenas distâncias.


4 . Alicate
Esse acessório tem uma grande aplicação em casa. Pode ser usado para cortar fios, cabos e arames, apertar e retirar pregos, além de segurar algum objeto que será fixado. Por causa da versatilidade, é um dos itens básicos que você precisa ter em casa para alguma emergência ou tarefa específica. A recomendação é optar por um cabo isolado, que seja emborrachado e reforçado, para evitar choques e alta tensão.


5 . Martelo
Se você quer pregar algo na parede e fixar algum móvel, provavelmente você precisará de um martelo. Essa ferramenta pode ser usada até para desentortar algum objeto e quebrar alguma estrutura de concreto ou madeira. Sozinho, contudo, ele não tem muita utilidade -- necessita de outros acessórios, como pregos de diferentes tamanhos e aplicações.


6 . Fitas
As fitas são ótimas aliadas no processo de reparo doméstico. Existem de diversos tipos e para diferentes finalidades. A isolante é ideal para isolar cabos quebrados e instalações. A veda-rosca pode ser usada em vazamentos em canos. Já a fita crepe tem múltiplas aplicações, como forrar uma parede na hora da pintura.


7 . Nível
Colocar uma prateleira ou um armário novo não é uma tarefa muito fácil, ainda mais quando o assunto é nivelamento. Para auxiliar nessa tarefa, existe uma ferramenta chamada nível. Ela auxilia a detectar se a superfície está devidamente alinhada. Só com o método do “olho” isso não é possível.


8 . Pregos e parafusos
Nessa lista, já listamos as chaves de fenda, chaves Phillips e chave inglesa, além do martelo. Todas essas ferramentas necessitam de outro item para funcionar. Um dos principais são os pregos e os parafusos. Ter uma boa coleção desses acessórios é fundamental para fazer reparos domésticos. Divida-os em tamanhos e tipos, para facilitar a busca quando precisar.


9 . Tesouras
Mais um dos itens indispensáveis e versáteis na lista. As tesouras ajudam no trabalho doméstico ao cortar fios e uma porção de estruturas e materiais, como papelão e plástico. Ela também pode ser útil no momento de retirar fios soltos.

Precauções de segurança
Mesmo se você for efetuar tarefas simples e cotidianas, como colocar um quadro na parede ou trocar uma lâmpada, todo cuidado é pouco. As ferramentas podem auxiliar no reparo de vários móveis em casa, mas o correto manuseio evita acidentes. Portanto, tome muito cuidado quando for realizar esse tipo de atividade.


Dependendo do caso, use equipamentos como luvas,  óculos de proteção e capacete. No caso de tarefas que envolvem energia, como trocar uma lâmpada ou tomada, o recomendado é sempre desligar o disjuntor para diminuir a possibilidade de tomar choques.