Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Terça-feira, 05 de Fevereiro de 2019, 08h:31

STF denuncia Michel Temer no caso dos Portos à Justiça Federal

Ministro Luís Roberto Barroso deve encaminhar os pedidos de investigação para a primeira instância, ficando a cargo do Ministério Público Estadual.

Flavia Andrade
Capital News

Cesar Itiberê/PR

“Transição de Governo começa nesta segunda”, afirma Temer

Ministro Luís Roberto Barroso deve encaminhar os pedidos de investigação para a primeira instância, ficando a cargo do Ministério Público Estadual.

 

No fim do ano passado, Temer foi denunciado pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro por integrar um suposto esquema para favorecer empresas específicas na edição de um decreto sobre o setor portuário. 

 

Além dele, Dodge denunciou mais cinco pessoas por corrupção ativa e passiva e lavagem, entre elas, o ex-assessor especial da Presidência da República, Rodrigo Rocha Loures. A procuradora também acusou de crimes o amigo do presidente, o coronel aposentado da Polícia Militar João Baptista Lima Filho.

 

Após essa denúncia, a Procuradora-Geral da República, solicitou a abertura de mais cinco inquéritos para investigar o ex-presidente Michel Temer. O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF) deve enviar os pedidos de investigação para a primeira instância. Assim, caberá ao Ministério Público Federal nos estados conduzir as investigações.

 

Um dos pedidos de inquérito é para apurar suposta lavagem de dinheiro cometida por Michel Temer e pela filha Maristela em reforma de um imóvel, localizado em São Paulo. O caso, a pedido da procuradora, deve ir para a Justiça Federal de São Paulo.

 

Segundo informações do site G1, outro caso deve parar nas mãos do juiz Marcelo Bretas, responsável pela Lava Jato no Rio de Janeiro. Dodge pediu abertura de inquérito para apurar suspeitas apontadas pelo delator José Antunes Sobrinho, de que houve pagamento de R$ 1,1 milhão, em 2014, solicitados por João Baptista Lima Filho e pelo ministro Moreira Franco, com anuência de Michel Temer.

 

Para o Rio de Janeiro deve seguir um pedido relacionado com o esquema de desvios ocorrido na estatal Eletronuclear.