Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Domingo, 31 de Março de 2019, 11h:59

4 dicas de como estudar para o Enem sem gastar dinheiro

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

Cursinhos populares, canais no youtube, portais especializados e simulados são formas gratuitas de se preparar para o exame

Edilson Rodrigues/Agência Senado

ColunaEducaçãoECarreira

A situação é comum: você precisa alcançar o melhor desempenho possível no Exame nacional do Ensino Médio (Enem), mas não possui dinheiro suficiente para fazer um curso preparatório. A boa notícia é que existem várias soluções para esse caso e que poderão te ajudar a  estudar para as provas. Abaixo, confira quatro dicas para saber como estudar para o Enem totalmente de graça:

1. Cursinhos comunitários
Uma boa alternativa para driblar a falta de dinheiro é procurar cursos comunitários, também chamados de sociais. Eles são ministrados por universidades públicas, organizações da sociedade civil e comunidades para pessoas carentes e que não possuem condições financeiras de arcar com um cursinho particular. Em alguns casos, uma taxa simbólica pode ser cobrada para cobrir despesas como materiais didáticos. Esses cursos populares existem em todos os estados e você pode procurar por algum que atenda suas necessidades.

2. Canais no Youtube
A maior plataforma de vídeos do mundo também tem diversos canais especializados em educação. São aulas de física, química, biologia, história, geografia, português e outros idiomas, dadas por professores que conhecem o assunto. Você consegue até mesmo encontrar playlists específicas para o Enem, com dicas e resoluções de exercícios. Para ter mais facilidade de encontrar esses conteúdos, visite o canal Youtube Edu, com uma curadoria feita pela própria plataforma.

3. Sites educacionais
Se existem canais no Youtube, também há sites especializados em educação. Eles são uma verdadeira mão na roda para você que quer encontrar informações sobre um tópico de uma disciplina. Algumas das opções mais populares são o Brasil Escola e o Manda Bem no Enem, mas existem outros voltados para disciplinas específicas, como Só português, só geografia, só história e SóQ - Química On-line.

4. Simulados e provas anteriores
Na internet também é possível encontrar simulados para vestibulares e para o Enem. Eles fazem uma seleção de questões anteriores cobradas no exame de forma aleatória para treinar o estudante. Em alguns casos, também é possível personalizar os simulados para fazer exercícios apenas de um tópico específico. No site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), você encontra as provas e gabaritos das edições anteriores do exame.