Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Quarta-feira, 17 de Abril de 2019, 09h:54

Em meio a impasse da renovação, Sanesul anuncia obras em Dourados

Mais de 312km de rede coletora de esgoto estão sendo implantados e 15.666 famílias serão atendidas com novas ligações domiciliares

Renato Giansante
De Dourados para o Capital News

Divulgação/Sanesul

Em meio a impasse da renovação, Sanesul anuncia obras em Dourados

Construção da Estação de Tratamento de Esgoto Ipê, em Dourados

A renovação de contrato para concessão no tratamento da água e esgoto de Dourados ainda está longe de ser resolvida, mas a Sanesul (Saneamento de Mato Grosso do Sul) segue realizando obras no município e anunciou melhorias e ampliação do sistema de esgotamento sanitário.

De acordo com o governo, o investimento em Dourados é oriundo de recursos próprios e também federal. Entre as obras em execução, está sendo construída uma nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), com capacidade de tratar 100 litros por segundo e localizada na rodovia MS 156, sentido Distrito Industrial.

Além disso, também estão sendo implantados mais de 312 km de rede coletora de esgoto e 15.666 ligações domiciliares, entre outras obras que irão ampliar a coleta e o tratamento de esgoto na cidade de Dourados.

“A ETE fica afastada da cidade e a rede de esgoto fica embaixo da terra. Muitas pessoas não veem e ainda não sabem da importância desse tipo de investimento, mas é fundamental para garantir a preservação ambiental e evitar doenças, tais como diarreia, leptospirose, hepatites infecciosas (A e E)”, explicou o diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Sanesul, Helianey Paulo da Silva.

Reforçando o que foi dito pelo governador Reinaldo Azambuja, o diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Junior, disse que muitos outros investimentos estão previstos para o município de Dourados em saneamento básico (água e esgoto), caso a concessão de serviços de água e esgoto seja renovada.

O governo pretende renovar através de um contrato de programa de gestão compartilhada entre o Estado, o Município e a Empresa Pública (Sanesul). Walter destaca que a estatal já universalizou o fornecimento de água tratada em todos os municípios onde atua e que agora a empresa está focada em aumentar a cobertura de esgoto, pois tal investimento melhora a qualidade de vida da população.

“Temos certeza que o melhor caminho para o Município de Dourados é continuar essa parceria que deu certo e que os resultados estão sendo colhidos agora.  O saneamento básico proposto pela Sanesul está sendo cumprido à risca e o plano de investimento será feito de forma que contemple também essa universalização na parte de esgoto”, disse.