Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Sábado, 20 de Abril de 2019, 08h:32

Prefeitura lança campanha “Respeite o Espaço do Próximo”

Objetivo é conscientizar sobre o uso de vagas reservadas a pessoas com deficiência.

Flavia Andrade
Capital News

Divulgação/Pmcg

def.jpg

Objetivo é conscientizar sobre o uso de vagas reservadas a pessoas com deficiência.

A Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos (SDHU) e a Coordenadoria de Apoio à Pessoa com Deficiência (CAPED) realizou nesta semana, no Auditório do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul o lançamento da campanha ‘’Respeite o Espaço do Próximo”.

 

O objetivo da campanha é a conscientização sobre o uso de vagas reservadas a pessoas com deficiência em estacionamentos públicos e privadas, assim como em locais reservados no transporte público, a campanha propõe a sensibilização da sociedade, levando á reflexão por meio de frases de impacto em adesivos afixados em locais estratégicos. Também serão realizadas ‘’blitz’’ educativas, palestras para alunos das escolas Municipais e distribuição de cartilhas informativas.

 

Para o prefeito Marquinhos Trad, “Nós falamos muitas coisas, mas fazemos tudo ao contrário então é preciso que tenhamos essa consciência e acho que estamos conseguindo. Nunca houve uma coordenadoria de apoio à pessoa com deficiência antes em Campo Grande e quando tínhamos uma iniciativa, não éramos representados por pessoas que de fato entendesse as necessidades diárias e hoje nós temos e vamos continuar lutando para que as dificuldades sejam cada vez menores”, declara. 

 

Além deste, a campanha busca fortalecer o curso de capacitação ‘’Ponto Positivo” realizado pelo consórcio Guaicurus em parceria com a Prefeitura, a fim de melhorar o atendimento aos usuários do transporte público, onde a CAPED palestra pela sensibilização ao atendimento à pessoa com deficiência.

 

Segundo o Coordenador da CAPED, David Marques, esse é mais um passo na inclusão da pessoa com deficiência, que fortalece a participação deste público junto à sociedade, e principalmente efetua o respeito a essas pessoas. “Outra coisa importante é como se referir. Nós não temos como portar uma deficiência, só como ter, é assim que se fala e estamos aqui para  informar e conscientizar as pessoas”.

 

Para o subsecretario Ademar Junior, ‘’A Prefeitura de Campo Grande tem trabalhado com excelência, a fim de garantir os direitos das pessoas com deficiência. Buscar melhorias na acessibilidade e contribuir com novos projetos para o seguimento são prioridades nessa gestão. E a SDHU visa efetivar a independência, o respeito no trabalho, transporte, saúde, educação, esporte e lazer desta classe’’, ressalta o Subsecretario Ademar Júnior.