Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Segunda-feira, 22 de Abril de 2019, 17h:32

Audiência na Câmara debaterá “Os impactos dos agrotóxicos na saúde coletiva”

Tema vem de encontro com a pesquisa divulgada na semana passada sobre a qualidade de água nos municípios

Renato Giansante
De Dourados para o Capital News

Divulgação/CMD

Audiência na Câmara debaterá “Os impactos dos agrotóxicos na saúde coletiva”

Reunião final de construção da audiência com os movimentos organizados

Na próxima quinta-feira (25) a partir das 18h30 no plenário da Câmara de Dourados será realizada uma audiência pública que terá como tema: "os impactos dos agrotóxicos na saúde coletiva".

O encontro foi idealizado pelo vereador e presidente das Comissões de Educação, Saúde e Meio Ambiente Elias Ishy (PT) que disse ter trabalhado neste tema deste 2017 inclusive como encaminhamento de uma audiência com o Movimento Popular de Mulheres. Coincidentemente, na última semana foi divulgada uma pesquisa, com informações apuradas pelo Ministério da Saúde, em que os números revelam que a contaminação da água com agrotóxico está aumentando a passos largos e constantes nas torneiras do país. "O problema é muito maior, por isso queremos aprofundar o debate e quanto maior a participação da sociedade, melhor", enfatiza.

Segundo a legislação, os agrotóxicos são as substâncias químicas (fungicidas, herbicidas, inseticidas, pesticidas) utilizadas para controle de organismos indesejados, causadores de perdas econômicas. As exposições a esses venenos são maiores do que se imagina e acontecem de forma silenciosa, além da agressão direta a saúde do meio ambiente.

A palestrante será a Fernanda Savicki de Almeida, doutora em Ciências, pesquisadora da Fiocruz Mato Grosso do Sul e integrante da Comissão de Estudo dos Impactos dos Agrotóxicos no MS. Ela é ainda membro do Núcleo de Agroecologia da Extensão, Ensino, Pesquisa e Saberes Tradicionais de MS e da Coordenação Coletiva do Grupo de Trabalho de Saúde da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA - Agroecologia).