Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Segunda-feira, 22 de Abril de 2019, 18h:59

Fundação MS inicia circuito com apresentações de resultados sobre estresse hídrico

Pesquisas mostram como manter potencial produtivo da soja

Flavia Andrade
Capital News

Divulgação

Fundação MS inicia circuito com apresentações de resultados sobre estresse hídrico

Pesquisas mostram como manter potencial produtivo da soja

 

A Fundação MS realiza apresentação de resultados de pesquisa sobre a safra 2018/2019, a partir do dia 24 de abril. O circuito de palestras começa em Maracaju e continua ao longo de todo o mês de maio em outros cinco municípios. Como a falta de chuvas prevaleceu em períodos importantes para o desenvolvimento da soja, impactando a safra 18/19. Para trazer esclarecimentos sobre a última safra e métodos para potencializar a produtividade.

 

O pesquisador Douglas Gitti vai mostrar os resultados de manejo e a fertilidade do solo. As informações servirão para nortear o produtor rural sobre as técnicas que podem ser adotadas nas próximas safras para manter o potencial produtivo da soja em condições de estresse hídrico. 

 

 

Em 2019, as apresentações dos resultados estarão mais focadas no ambiente de produção, de acordo com o pesquisador em fitotecnia soja, André Bezerra, “a ideia é posicionar materiais explorando o potencial de cada ambiente. Também serão expostos aspectos importantes para que o produtor tome a decisão correta”, afirma. 

 

O pesquisador de fitossanidade da Fundação MS, José Fernando Jurca Grigolli, abordará o manejo das pragas e doenças que mais atacaram a cultura no Estado na última safra. Segundo Grigolli, “Em geral, a safra 18/19 apresentou muitos problemas com percevejo e mosca branca. São duas pragas importantes, sendo que o percevejo já é tradicional, no entanto, em algumas ocasiões, sua população chegou a estar três vezes superior em relação ao ano passado”, destaca. 

 

 

Para o presidente da Fundação MS, Luciano Mendes, “As informações são sempre atualizadas com base em estudos recentes da entidade que trazem, na prática, resultados de pesquisas que auxiliam o produtor rural na escolha dos melhores insumos para sua lavoura”, conclui Mendes. 

 

 

Confira a programação: 

 

 

Maracaju (24/04)

 

Local: Tatersal do Sindicato Rural de Maracaju

 

Horário: 8h 

 

 

Dourados (10/05)

 

Local: Sindicato Rural de Dourados (Expoagro 2019)

 

Horário: 8h

 

 

Anaurilândia (21/05)

 

Local: Sindicato Rural de Anaurilândia

 

Horário: 8h

 

 

Ivinhema (22/05)

 

Local: Sindicato Rural de Ivinhema

 

Horário: 8h

 

 

Rio Brilhante (23/05)

 

Local: Sindicato Rural de Rio Brilhante

 

Horário: 8h

 

 

São Gabriel do Oeste (24/05)

 

Local: Auditório do Sicredi

 

Horário: 8h

 

 

Outras informações podem ser obtidas pelo site www.fundacaoms.org.br ou pelo telefone (67) 3454-2631.