Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Quinta-feira, 16 de Maio de 2019, 13h:36

Moradores de Aquidauana se surpreendem com luzes no céu

Sinal de fogo é deixado após exercício militar da Força Aérea Brasileira

Flavia Andrade
Capital News

Divulgação/OPantaneiro

Moradores de Aquidauana se surpreendem com luzes no céu

Sinal de fogo é deixado após exercício militar da Força Aérea Brasileira

 

Nesta quarta-feira (15), moradores disseram ter visto luzes misteriosas no céu de Aquidauana e região, porém, de acordo com o site O Pantaneiro, essas luzes foram resultado do Exercício Operacional Tápio (EXOP Tápio), realizado por Militares da Força Aérea Brasileira. A assessoria de imprensa da Ala 5, em Campo Grande, o “rastro” de fogo nada mais era do que flares, pequenos explosivos liberados pelas aeronaves para enganar mísseis guiados pelo calor.

 

Ainda conforme o site O pantaneiro, os artefatos são feitos de material inflamável e emitem luz parecida com fogos de artifício ou sinalizadores. Quando lançados pelo piloto, a alta temperatura atrai o míssil que não consegue atingir a aeronave.

 

Participam do treinamento, EXOP Tápio, os esquadrões aéreos das aviações de Transporte, Caça, Asas Rotativas, Reconhecimento e Busca e Salvamento, além do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARA-SAR), da Brigada de Defesa Antiaérea (BDAAE) e dos Grupos de Defesa Antiaérea (GDAAE). Este ano, a Marinha do Brasil e o Exército Brasileiro também estão envolvidos no exercício que está sendo finalizado.

 

Conforme noticiado, moradores ficaram intrigados com a quantidade de luzes no céu. "Eram várias luzes, como se fosse um círculo. Iam piscando e apagando, como se estivessem indo pra frente", disse um leitor. "Presenciei uma coisa muito estranha, eram várias luzes, até difícil de se explicar. Quando se deslocavam a última apagava e acendia outra na frente".