Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Segunda-feira, 24 de Junho de 2019, 08h:12

Prefeitura promove ação para recolher lixo eletrônico na próxima semana

Coleta acontece nos dias 27 e 28 na Praça Antônio João pela primeira vez

Renato Giansante
De Dourados para o Capital News

Divulgação

Prefeitura promove ação para recolher lixo eletrônico na próxima semana

Lixo eletrônico descartado em área pública de Dourados. Ação visa incentivar o descarte de maneira correta

Uma ação da Prefeitura de Dourados vai recolher lixo eletrônico na Praça Antônio João nos dias 27 e 28 deste mês. Denominado “Ação Ambiental Lixo-E Zero”, o evento acontece das 9h às 16h e acontece pela primeira vez que visa, além da oportunidade de descarte, também a conscientização da população acerca destes resíduos.

 

De acordo com o poder público, a população poderá descartar materiais inservíveis considerados eletro-eletrônicos, exceto tubos de imagem que estejam separados dos televisores, toner de impressora e lâmpadas fluorescentes.

 

“A grosso modo, os materiais que poderão ser recolhidos serão todos aqueles que precisam de energia elétrica para funcionar. Será uma ação para sanar uma demanda existente que sempre gera questionamentos quando o assunto é coleta de lixo”, disse o diretor do Instituto do Meio Ambiente (Imam), Fabiano Costa.

 

Todo tipo de equipamento de alta tecnologia como computadores, câmeras e celulares poluem o ambiente com substâncias que carregam na estrutura, mas aparelhos considerados ‘comuns’, como rádios, televisores, aparelhos de som, aparelhos elétricos, lâmpadas eletrônicas e muitos outros também contém inúmeros elementos altamente poluentes.

 

“É preciso iniciar uma consciência sobre esta questão e estamos promovendo isso, também buscado que a logística reversa, promovida pelas empresas que vendem os produtos, aconteça como preconiza a Lei 12.305”, disse Fabiano.

 

A ideia surgiu após várias ações do “Sábado sem Mosquito” que passou em vários bairros para recolher lixo e assim eliminar possíveis locais para criadouros do mosquito causador da dengue. “Depois da ação que está sendo feita na cidade, notamos o grande descarte deste tipo de lixo sem o cuidado devido”, disse a educadora ambiental Deisy Claro Duarte.

 

Com realização da Prefeitura, além do Imam, o evento terá a presença da Secretaria Municipal de Saúde, através do CCZ, e da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. O apoio é dos cursos de engenharia ambiental da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) e gestão ambiental da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, do Rotary Club, dos grupos Escoteiros do Mar e Escoteiros Laranja Doce, e das empresas Financial Construtora, de Dourados, e Recic.Le, de Campo Grande.