Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Quarta-feira, 03 de Julho de 2019, 13h:54

Inep divulga projeto-piloto para Enem 100% digital até 2026

A transição do papel para o computador começa em 2020

Flavia Andrade
Capital News

Luis Fortes/MEC

Inep divulga projeto-piloto para Enem 100% digital até 2026

A transição do papel para o computador começa em 2020

 

Nesta quarta-feira (03), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou durante entrevista na coletiva o projeto-piloto que visa transformar a aplicação em papel para o computador a partir de 2020.

 

O Inep deixará de aplicar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em papel a partir de 2026. Segundo o site G1, os principais pontos das mudanças anunciadas:

 

Em 2020, o Enem terá as duas aplicações anuais, além de uma aplicação em formato digital em dois dias de outubro;

 

A aplicação em 2020 será em 15 capitais brasileiras: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Paulo (SP);

 

Ainda conforme o site G1, a adesão dos candidatos será opcional no ato de inscrição, até um total de 50 mil participantes, o equivalente a 1% do total de participantes;

 

O valor da inscrição será o mesmo para todos os participantes;

 

O instituto estima investir cerca de R$ 20 milhões no projeto-piloto de 2020, e não pretende comprar novos computadores, porém, utilizar equipamentos de instituições de ensino localizadas nas cidades participantes;

 

Entre 2021 e 2025, o Inep ampliará o número de aplicações do Enem digital, ainda em formato piloto e participação opcional; Já a partir de 2026, o Enem será 100% digital;

 

A intenção é realizar as provas objetivas e a prova de redação em formato digital no piloto;

 

Contudo, o Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) só passará ao formato digital a partir de 2026.

 

De acordo com o Ministério da Educação, "As primeiras aplicações digitais serão opcionais", informou em uma nota distribuída aos jornalistas, destacando a estimativa de custo do projeto-piloto é de R$ 20 milhões.

 

Na primeira realização do projeto-piloto, a expectativa é preencher as 50 mil vagas por ordem de chegada dos inscritos que optarem por participar dela no ato de inscrição.

 

Para o ministro da Educação Abraham Weintraub, "A gente acha que vai ter fila de espera para fazer o primeiro piloto. O nosso objetivo é fazer com 1% no primeiro piloto", declara.

 

A prova do Enem já em 2020 acontecerá nos dias 11 e 18 de outubro do ano que vem. Já o Enem regular acontecerá em 1º e 8 de novembro de 2020.

 

Já a reaplicação para os dois modelos acontecerá em dezembro.