Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Domingo, 07 de Julho de 2019, 12h:48

Benefícios da meia de compressão para corredores

Por Pérola Cattini

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

Peça pode diminuir a fadiga durante e depois da corrida

Divulgação

ColunaBem-Estar

As meias de compressão costumam ser utilizadas em tratamentos para má circulação sanguínea. Ao exercer uma pressão moderada nos pés, pernas e coxas, elas promovem a circulação do sangue e, dessa forma, colaboram para o tratamento de varizes e outros problemas vasculares. Mas além dessa aplicabilidade, esses acessórios podem ser grandes aliados aos corredores de alta performance ou até mesmo amadores.

Quando se corre, há uma vibração e oscilação intensa dos músculos. Eles literalmente chacoalham, principalmente em terrenos mais acidentados e não planos, como boa parte das cidades brasileiras. Nas pistas de corrida, o esforço costuma ser menor por causa do solo mais plano, mas a intensidade aumenta à medida em que o corredor aumenta a velocidade ou percorre distâncias maiores.

Uma meia de compressão masculina pode ser um ponto-chave para prevenir lesões e diminuir essas vibrações e oscilações. Elas exercem uma compressão maior do que as meias tradicionais, e, por isso, aumentam a força e resistência nas pernas, melhorando a performance do atleta. Consequentemente, a eficácia dos movimentos proporciona menos cansaço, o que faz com que o indivíduo consiga correr mais do que está acostumado.

Outros benefícios que podem ser citados em relação à utilização das meias de compressão são o conforto, as passadas mais firmes e a diminuição do desgaste após as atividades físicas, contribuindo para a recuperação muscular, além de promover a circulação de nutrientes e oxigênio para os músculos.

Entretanto, hoje ainda não há um consenso na comunidade fisioterápica sobre o uso recorrente para a prática de corrida. O que existem são pontos positivos da utilização do acessório em alguns casos. A dica, portanto, é sempre consultar um profissional antes de fazer uso de uma meia de compressão e variar os treinos com e sem ela.