Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Segunda-feira, 08 de Julho de 2019, 08h:12

Reinaldo Azambuja embarca para Assunção buscando desenvolver ações conjuntas no País

Acompanhando o governador estará o vice, Murilo Zauith, nesse período, o Governo de Mato Grosso do Sul será comandado pelo presidente do Tribunal de Justiça (TJMS), o desembargador Paschoal Carmello Leandro.

Flavia Andrade
Capital News

Arquivo/Portal do MS

Reinaldo Azambuja vai à Brasília para debater diretrizes do FCO

Acompanhando o governador estará o vice, Murilo Zauith, nesse período, o Governo de Mato Grosso do Sul será comandado pelo presidente do Tribunal de Justiça (TJMS), o desembargador Paschoal Carmello Leandro.

 

Governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, embarca nesta segunda-feira (08), para Assunção, no Paraguai, com o objetivo de fortalecer ações conjuntas com o País, nas áreas: sanitária, de logística e segurança pública. Azambuja ficará no país até esta terça-feira (09), onde terá agenda também, com o presidente Mario Abdo Benítez. Acompanhando o líder do Executivo Estadual, também estará compondo a comitiva sul-mato-grossense, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Tereza Cristina.

 

Entre as propostas a serem debatidas pelo governador durante os encontros em Assunção, está o desenvolvimento de ações conjuntas de sanidade animal e vegetal. De acordo com Azambuja,“Vamos firmar protocolos de intenção na área sanitária, pois estamos trabalhando na questão da área livre de febre aftosa”, aponta. Outro ponto considerado importante é o desenvolvimento de ações integradas de segurança na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai.

 

Já na área da logística os representantes devem elaborar cronograma para construção de um porto na divisa de Porto Murtinho com Carmelo Peralta, no Paraguai. Tratativas para a construção de uma ponte sobre o Rio Apa devem ser colocadas em pauta. O governador considera estas obras estruturantes e reforçam o projeto da Rota Bioceânica, que liga o Centro-Oeste do País aos portos chilenos e peruanos.

 

Reinaldo Azambuja recebeu autorização da Assembleia Legislativa para se ausentar do Brasil. Em mensagem enviada aos deputados, o governador ainda citou mais duas propostas para a integração das relações entre Mato Grosso do Sul e o Paraguai: criação de um parque tecnológico entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, no país vizinho, e instalação de alfândegas em Ponta Porã e Mundo Novo.

 

A comitiva de Mato Grosso do Sul em Assunção será composta ainda pelo vice-governador e secretário de Estado de Infraestrutura, Murilo Zauith; pelos secretários Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica), Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e Antônio Carlos Videira (Justiça e Segurança Pública); e pelo presidente da Assembleia, deputado Paulo Corrêa.

 

Durante a ausência do governador e seu vice, o Governo de Mato Grosso do Sul será comandado pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJMS), o desembargador Paschoal Carmello Leandro. Isso porque o presidente da Assembleia Legislativa, que é o terceiro na linha de comando, estará na viagem oficial ao país vizinho com os representantes do Executivo.