Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Terça-feira, 30 de Julho de 2019, 10h:35

PSDB traça metas para eleições 2020

Reunião na regional levantou pontos importantes nos eventos estaduais e possíveis nomes para disputas nas prefeituras de MS.

Flavia Andrade
Capital News

Reprodução/Facebook

PSDB traça metas para eleições 2020

Reunião na regional levantou pontos importantes nos eventos estaduais e possíveis nomes para disputas nas prefeituras de MS.

 

Com intuito de preparar o partido para as eleições 2020, o PSDB prepara ainda cinco encontros regionais, em algumas cidades, o partido  já tem pré-candidatos à disposição, inclusive dentro da administração estadual, e a disposição de prestigiar aliados na sucessão ao governo do Estado, de Reinaldo Azambuja. O objetivo também é preparar o cenário para 2022, quando o partido terá como desafio a sucessão do atual governador.

 

As intenções partidárias foram debatidas na noite desta segunda-feira (29), durante reunião da Executiva estadual, na Capital. Onde o presidente regional do partido, Sérgio de Paula declarou ainda que, o próximo encontro deve ocorrer pelo sudoeste do Estado entre os meses de agosto e setembro. Com lideranças tucanas apresentando experiências de campanha e gestão e abordagens sobre o trabalho junto ao eleitorado. O município e a data exata ainda serão definidos pelo PSDB.

 

Os eventos a serem realizados em cada municipal, terão a apresentação de possíveis pré-candidatos a participarem das eleições. O deputado estadual Onevan de Matos esteve presente durante o encontro e foi apresentado como possível nome a concorrer em Naviraí. Além desta, outros integrantes também foram apresentados como pré-candidatos, entre eles, o prefeito de Jateí, Eraldo Leite para disputar a reeleição; o atual diretor-presidente da Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul), Enelvo Felini, para disputar a Prefeitura de Sidrolândia, e em Ponta Porã, Hélio Peluffo deve buscar a reeleição.

 

O Presidente Regional, Sérgio de Paula, ainda confirmou que o secretário de Estado de Administração e Desburocratização, Roberto Hashioka, colocou-se à disposição para disputar a Prefeitura de Nova Andradina, onde já foi prefeito em três ocasiões. Segundo de Paula, “É um bom gestor e que avaliamos que teria grandes chances”, declara.

 

Observando a janela partidária, foi apresentado o nome do atual secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, como pré-candidato a prefeito de Dourados. Porém, colocou as decisões sobre a segunda maior cidade do Estado e a Capital, Campo Grande, para os meses de março de abril de 2020, “mais perto da janela partidária', onde o prazo aberto pela legislação eleitoral para filiações sem risco de perda de mandatos eletivos.

 

Também foram pontuadas questões ligadas aos aliados à reeleição de Reinaldo Azambuja ao governo no ano passado, os quais, deverão ser respeitado. Conforme Sérgio de Paula, “Eles estenderam a mão à reeleição ao governo e disso (entendimento conjunto em torno de candidaturas) não abrimos mão', enfatiza.

 

O diretor regional do partido, afirmou que, na Capital já existe a manifestação de Reinaldo favorável à reeleição do prefeito Marquinhos Trad (PSD). De paula ressalta que, “O governador já fez uma fala nesse sentido, não é segredo para ninguém', pontuou. A posição do governador, será considerada no período de definição de candidaturas, mesmo diante da disposição de alguns nomes da legenda em disputar o Executivo da Capital.

 

Para o município de Três Lagoas,  ngelo Guerreiro deve contar com o PSDB no palanque, caso deseje um novo mandato. Ainda não têm resistência para um alinhamento também com o MDB na cidade, representado pelo deputado estadual Eduardo Rocha, “que esteve conosco nos dois turnos da eleição do ano passado', pontua presidente.

 

Em Corumbá, os possíveis nomes para disputar as eleições 2020, são o prefeito Marcelo Iunes e a deputada federal Bia Cavassa, a definição será conduzida pelo diretório. Tanto o desempenho em pesquisas como a capacidade de articulação em torno de alianças influenciarão o cenário, afirmou o presidente regional, reforçando a disposição em prestigiar partidos do arco de alianças de 2018.

 

Nas considerações finais, a meta do PSDB para 2020 será “manter o que temos ou aumentar um pouco'. Hoje, são 42 prefeitos tucanos no Estado, que também lidera em número de vices-prefeituras e de vereadores. O objetivo é deixar o partido e o arco de alianças preparados para 2022, “quando Reinaldo encerrará o segundo mandato', finaliza Sérgio de Paula.