Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Quarta-feira, 14 de Agosto de 2019, 18h:56

Tempo seco prejudica estoque de sangue do Hemosul

Algumas tipagens estão abaixo dos 20%

Laryssa Maier
Especial Capital News

Com umidade do ar baixa e sazonalidade do frio em agosto, aflora doenças respiratórias como rinite, sinusite e alergia, isso impede a doação de sangue, deixando os estoques do Hemosul (Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul) reduzidos. 

 

Segundo o Hemosul, a maior necessidade é dos sangues tipo O negativo (O-), O positivo (O+) e B negativo (B-). Por isso, a unidade de saúde pede doações não só dos grupos sanguíneos que estão em baixa, mas de todos os tipos, já que as plaquetas servem para ajudar qualquer pessoa.

 

Os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos para doar sangue. Quem tem 16 e 17 anos precisa estar acompanhado de pai ou mãe ou responsável legal. Caso o menor de idade seja emancipado, pode doar sozinho trazendo o documento de emancipação. Se for casado, precisa trazer a certidão de casamento que já é suficiente para a liberação. 

 

Peso: Embora a nova lei permita a doação de pessoas abaixo de 50 Kg, a Rede Hemosul-MS reserva-se o direito de aceitar apenas doadores com 55 kg ou mais, para a melhor utilização do sangue coletado e segurança do doador.

 

Intervalo de doação: Homens podem doar até quatro vezes ao ano com um intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doar até três vezes ao ano com um intervalo mínimo de três meses.

 

Doenças que impedem a doação: Doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis. Se estiver com gripe ou alergia deve esperar sete dias após sarar para doar sangue.

 

Alimentação: Não esqueça: você deve estar BEM ALIMENTADO para doar sangue. Como muitos pensam não se pode doar sangue em jejum.