Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 03 de Outubro de 2019, 11:07 - A | A

Quinta-feira, 03 de Outubro de 2019, 11h:07 - A | A

"Fila Zero"

Lei vem sendo desrespeitada em instituições bancárias

Procon Estadual fiscalizou 28 agências bancárias

Laryssa Maier
Capital News

Procon/MS

Lei vem sendo desrespeitada em instituições bancárias

As agências onde a fiscalização esteve, cometem a irregularidade de não emitir senha eletrônica

A Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS) criou a operação “Fila Zero” com o objetivo de verificar o cumprimento da lei que prevê que as instituições bancárias têm que garantir atendimento ao cliente no máximo em 15 minutos. 

 

Mesmo tendo iniciado os trabalhos, em época diferente da considerada crucial onde são registrados diversos problemas,  não foi muito diferente a situação encontrada, uma vez que a quase totalidade da agências fiscalizadas apresentou transgressões às leis de proteção do consumidor, de forma repetitiva, o que, como de  costume terminou por gerar autos de infração porque as pessoas responsáveis pelas agências  não tomarem medidas que se fazem necessárias como forma de minimizar os problemas  dos clientes, consumidores.

 

Segundo assessoria, as equipes esteve em nove agências do Bradesco, igual número da Caixa Econômica Federal, seis do Santander, duas do Banco do Brasil, uma do Itaú e uma do Sicredi.  Entre as infrações recorrentes, registrada na quase totalidade das agências  é a emissão de comprovantes de atendimento em papel termossensível,  a exceção do Itaú e  do Sicredi. Entretanto, as agências onde  a fiscalização esteve, cometem a irregularidade de não emitir senha eletrônica.

 

Irregularidade, também registrada de forma repetitiva, na maioria da agências, diz respeito ao excesso de tempo que os clientes esperam para atendimento. De acordo com o que determina a legislação, é considerado razoável a espera de 15 minutos em dias normais, 20 nos dias de pagamento de servidor público, de militares, época em que vence a maioria dos boletos a serem pagos ou, ainda, de 25 minutos em véspera o no dia imediatamente posterior a feriados prolongados.

 

O desrespeito é tal que, em uma das agências da Caixa Econômica, houve consumidor que se submeteu à espera de até uma hora e 20 minutos. Sem contar que, em alguns casos, agências diversas não levam em conta o atendimento prioritário. Tanto é que foram registrados casos em que pessoas com esse direito, mesmo tendo emitido senhas anteriores a clientes normais, foram chamadas depois destes.

 

Serviço:

 

Dada a conscientização pela qual vêm passando os consumidores, as denúncias no caso dos bancos ocorreram sob todas as formas disponíveis no Procon Estadual, ou seja, no fale conosco, do site procon.ms.gov.br, por meio do telefone 151,  pelo watsapp 9 9158 0888 e pessoalmente na sede do Procon/MS à rua 13 Junho 938.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS