Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Segunda-feira, 14 de Outubro de 2019, 15h:32

Cegueira pode ser evitada

Mais de 700 mil cegos poderiam ter evitado a deficiência

Laryssa Maier
Capital News

 

Deurico/Capital News

Foto ilustrativa de cego, cegueira, deficiente visual

..

Mais de 700 mil brasileiros cegos poderiam ter evitado a cegueira se tivessem recebido o tratamento precocemente, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Hoje o Brasil possui mais de 1,2 milhão de cegos. Outro dado alarmante é que a cada cinco segundos uma pessoa fica cega no mundo, conforme o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).

 

“Toda segunda quinta-feira de outubro marca o Dia Mundial da Visão. Como médico, especialista na área, preciso alertar para a prevenção da cegueira evitável. Procure um oftalmologista para ter informações e, assim evitar problemas nos seus olhos”, alerta o vereador Dr Lívio, que enfatiza: “visão é coisa séria!”. Este ano a data caiu no último dia 10, na semana passada.

 

Segundo assessoria, para Lívio o objetivo de falar do assunto é mostrar para as pessoas que elas precisam cuidar da visão e cobrar seus governantes para divulgarem sobre os cuidados necessários, além de onde encontrar um oftalmologista. “Precisamos alcançar o máximo de pessoas para que todos saibam que é possível tratar uma cegueira evitável e nossos governantes precisam deixar mais acessível o atendimento oftalmológico”, finalizou acrescentando que todo dia é para se cuidar da visão.