Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Domingo, 20 de Outubro de 2019, 12h:04

Santo Antônio Além do Carmo: conheça um dos bairros mais badalados de Salvador

Por Raphael Granucci

Da coluna Viagens
Artigo de responsabilidade do autor

Bairro boêmio atrai turistas após passar por revitalização

Divulgação

ColunaViagens

Salvador é uma das cidades brasileiras que mais agradam os turistas nacionais e internacionais. A capital baiana é um destino obrigatório para quem ama história, cultura popular e experimentar novos sabores. E é possível visitar a cidade com economia: a popularização das viagens aéreas tem tornado possível encontrar passagens para Salvador com preços mais econômicos

Visitar Salvador tem ganhado um novo atrativo. Com a revitalização do Centro Histórico, a cidade e seus moradores ganharam um novo espaço da moda, o bairro boêmio de Santo Antônio Além do Carmo.

O local já se tornou um ponto de encontro para jovens, artistas e amantes da vida boêmia. Com bares, restaurantes, cafés e espaços culturais, a região tem se tornado também uma das opções preferidas entre os turistas.

Conheça mais sobre Santo Antônio Além do Carmo!

Preservando o passado
O bairro de Santo Antônio está entre os mais antigos de Salvador. Com uma localização privilegiada entre outros bairros centrais, ele se torna uma excelente opção para quem deseja ter uma imersão nos aspectos históricos de Salvador – e do Brasil!

Um dos pontos mais importantes para o bairro foi o Convento do Carmo, onde atualmente funciona um hotel luxuoso. Pelas redondezas também está a Igreja de Santo Antônio Além do Carmo, construída de forma primitiva e que mantém várias características originais, unindo o estilo rococó do exterior com um interior em estilo neoclássico.

No bairro também fica o antigo Forte Santo Antônio Além do Carmo, que foi erguido para proteger a entrada norte do centro de Salvador. Ele passou por uma reforma e foi reinaugurado em 2006 como um espaço cultural. Atualmente ele se chama Forte da Capoeira, em referência ao esporte brasileiro tradicional dessa região.

Culinária
A gastronomia baiana é apreciada em todo o Brasil e no mundo. É quase impossível andar por Salvador e não se deparar com uma tradicional baiana fazendo acarajé – normalmente com uma fila de clientes esperando o seu ficar pronto.

Em Santo Antônio você pode apreciar a cozinha típica e os pratos que fazem parte do dia a dia dos baianos. Além disso, o espaço possui opções mais econômicas de restaurantes, seja para um lanchinho rápido ou para uma refeição mais incrementada e completa.

Roteiro passando por Santo Antônio
Uma breve caminhada por Salvador pode incluir diversas atrações turísticas. Uma dica de roteiro é subir o Elevador Lacerda, passar pelo Pelourinho, fazer uma visitinha à Fundação Casa de Jorge Amado e então seguir pelas ruas do bairro, conhecendo seus charmosos cafés e até estendendo a noite pela região.