Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Sábado, 19 de Outubro de 2019, 12h:56

Dia D da campanha de vacinação contra Sarampo acontece neste sábado

A primeira fase da campanha nacional de vacinação

Laryssa Maier
Capital News

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Iniciou a campanha de vacinação preventiva do Sarampo

De acordo com o ministério, o país registrou nos últimos 90 dias

Neste sábado (19), acontece o Dia D da primeira fase da campanha nacional de vacinação contra o sarampo de 2019, com o objetivo é imunizar o maior número de crianças de 6 meses a 5 anos incompletos. A concentração acontece a partir de 8 horas na Unidade de Saúde da Família (USF) Dom Antônio Barbosa, localizada na Rua Domingos Belinati, esquina com a Rua Adelaide Maia Figueiredo, loteamento Dom Antônio Barbosa.  

 

No Dia D, as salas de vacinação de todas as unidades básicas de saúde, exceto as dos bairros Maria Aparecida Pedrossian e Alves Pereira, que encontram-se em reforma, estarão funcionando das 7 às 17 horas, sem intervalo.

 

A vacinação contra a doença já acontece há mais de dois mês no Município, nas crianças com idades entre seis meses a menores de um ano que, como forma de proteção do surto que acontece em vários estados do País, devem tomar a dose zero.

 

Os pais  ou responsáveis pelas crianças com menos de cinco anos e que não sabem confirmar se possuem ou não a segunda dose da vacina, devem ir até uma unidade de saúde básica ou da família da cidade com o cartão de vacinação nas mãos para confirmar a necessidade de uma revacinação.

 

Em uma segunda etapa, essa para pessoas entre 20 e 29 anos de idade, a imunização acontece entre 18 e 30 de novembro, sendo o último dia definido como a principal data para essa faixa etária.

 

As crianças entre seis meses e menores de um ano continuarão sendo imunizadas, conforme orientação do Ministério da Saúde e respeitando os locais referenciados para cada faixa de idade.

 

Além da vacinação contra o sarampo, as crianças que estiverem com doses pendentes e que os pais levaram o cartão de vacinação, terão a vacinação regularizada.