Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Quinta-feira, 31 de Outubro de 2019, 17h:11

Criado grupo de trabalho para incentivar comércio e geração de empregos

Na prática, a criação do Mercado Comum irá incentivar o comércio entre os estados

Adriana Ximenes
Capital News

Divulgação

Grupo de trabalho é criado para geração de novos empregos

A composição do Grupo de Trabalho foi publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial

O Consórcio Brasil Central através do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), criou o grupo de Trabalho do Mercado Comum e definiu seus membros titulares e suplentes. A criação desse grupo irá unificar as alíquotas fiscais de 20 produtos no comércio dos estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Rondônia e Maranhão.

 

O Mercado Comum deve incentivar o comércio entre os estados membros e a geração de emprego e renda. Ele irá funcionar como uma espécie de Mercosul entre os estados membros.

 

A composição do Grupo de Trabalho foi publicada nesta quinta-feira (31) no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul. De acordo com a portaria, a coordenação do grupo será exercida por Adonídio Neto Vieira Júnior.

 

Mato Grosso do Sul terá dois titulares: Bruno Batista Gonzaga, como coordenador da Coordenadoria Especial de Incentivos Fiscais e Desenvolvimento Econômico, e Bruno Gouvea Bastos, superintendente de Indústria, Comércio e Serviços. Além disso, há um suplente do Estado: Matheus Segalla Menegaz, chefe da Unidade de Análise, Desenvolvimento e Sustentabilidade Fiscal.

 

Entre os produtos que terão Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) unificados estão: energia, etanol, gasolina, diesel, joias, cosméticos, perfumaria, cerveja, refrigerantes e agropecuários, entre outros que hoje têm a tributação livre a cada estado.