Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Política Quinta-feira, 14 de Novembro de 2019, 13:06 - A | A

Quinta-feira, 14 de Novembro de 2019, 13h:06 - A | A

Economia

Sancionada a Lei a qual trata sobre alterações no Fundersul

A lei também anistia pequenas dívidas de ICMS e isenta o imposto sobre doações e transmissões de imóveis populares

Laryssa Maier
Capital News

Reprodução

Governo promete colaborar com investigações sobre superfaturamento na Educação

Outro item fala da isenção do ITCD nas doações ou ou transmissões de imóveis que sejam dos municípios ou de autarquias do Estado

Nesta quinta-feira (14) o governador Reinaldo Azambuja sancionou a Lei 5.434, na área fiscal, que anistia pequenas dívidas de ICMS e isenta o imposto sobre doações e transmissões de imóveis populares e de interesse social, que sejam dos municípios de Mato Grosso do Sul ou de autarquias do Estado.

 

De autoria do Executivo, a nova lei ainda trata sobre alterações no Fundersul (Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário de Mato Grosso do Sul) e no ICMS da gasolina e do etanol. O quinto ponto abordado diz sobre o benefício concedido às empresas de transporte intermunicipal de passageiros que emitem passagens gratuitas.

 

Conforme o primeiro artigo da lei sancionada, ficam anistiados os créditos tributários de até R$ 2 mil relativos ao ICMS e correspondentes aos fatos ocorridos até 30 de setembro de 2018. O segundo ponto, altera alíquotas de ICMS do etanol e da gasolina. Antes, era de 25% para ambos. Agora, será de 20% para o etanol e 30% para a gasolina.

 

Outro item fala da isenção do ITCD nas doações ou ou transmissões de imóveis que sejam dos municípios ou de autarquias do Estado, como a Agehab, e que sejam de programas de regularização fundiária e de interesse social. Segundo assessoria a isenção do imposto vale ainda para assentamentos rurais relativos a programas de reforma agrária.

 

Já a alteração no Fundersul modifica alíquotas e permite que os contribuintes recolham voluntariamente para um fundo privado de defesa sanitária animal ou vegetal, que será futuramente instituído. Por fim, a lei modifica o formato do benefício às empresas de transporte que emitem passagens gratuitas para idosos e pessoas com deficiência.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS