Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Bem-Estar Domingo, 08 de Dezembro de 2019, 11:51 - A | A

Domingo, 08 de Dezembro de 2019, 11h:51 - A | A

Coluna Bem-Estar

4 mitos e verdades sobre saúde bucal

Por Marco Eusébio

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

Descubra se as informações que você tem a respeito da higiene bucal são verdadeiras ou não

Divulgação

ColunaBem-Estar

Manter uma boa saúde bucal contribui para o bem estar de todo o organismo. Ou seja, é um aspecto que vai muito além da estética dos dentes. Portanto, ter conhecimento e criar uma rotina de higiene bucal é de extrema necessidade para minimizar os riscos de problemas de saúde.

Muitos dentistas ou até mesmo estudantes da faculdade de odontologia podem se deparar com questionamentos sobre a saúde bucal no decorrer da vida profissional. No entanto, alguns desses questionamentos acabam sendo histórias que as pessoas criam e se espalham sem fundamento. Por isso, separamos abaixo quatro mitos e verdades sobre a saúde bucal para contribuir no conhecimento e cuidados com a higiene.

1. O uso de chupeta na infância influencia nos problemas dentários - VERDADE
Há pessoas que pensam o contrário, no entanto, o ato de succionar a chupeta resulta na alteração de funções da musculatura da região da boca, podendo causar desvios e consequências negativas para o desenvolvimento dos ossos e dentes.

Portanto, isso é verdade! Mas alguns estudos apontam que se o hábito parar até os 3 anos de idade, a probabilidade desses problemas acontecerem diminui em até 90%.

2.  É comum que os idosos percam os dentes com o passar dos anos - MITO
Essa informação é mito. Isso porque a única dentição humana projetada para ser substituída são os dentes de leite -- que caem ainda na infância. Os dentes que nascem posteriormente são chamados de dentes permanentes justamente por continuarem na boca ao longo de toda a vida adulta.

Sendo assim, se pessoas acabam perdendo dentes, normalmente, é por falta de cuidados com saúde bucal durante toda a vida -- seja pela falta de cuidados diários ou por falta de prevenção e tratamentos.

3. A higiene oral inadequada influencia no tratamento ortodôntico - VERDADE
Quando uma pessoa usa aparelhos ortodônticos, ela precisa colaborar com o profissional. Ou seja, realizar uma boa escovação, fazer o uso correto do fio dental e manter a limpeza em dia. Caso contrário, o resultado final do tratamento pode não ser o esperado.

4.  Uso contínuo de fio dental faz a gengiva sangrar - MITO
O fio dental existe para auxiliar a limpeza dos dentes e boca. Portanto, a informação de que seu uso recorrente pode ser prejudicial é mito. Quando há qualquer sangramento na gengiva é sinal de inflamação -- conhecida como gengivite. Essa inflamação acontece pela presença de bactérias, que geralmente são resultado do acúmulo de placa dentária.

Logo, se há esse sangramento ao utilizar o fio dental, o ideal é procurar um profissional para realizar uma limpeza e, se necessário, iniciar um tratamento.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS