Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2019, 08h:39

Nesta segunda-feira acontece a última reunião do Parlamento Jovem

Projeto da CCJR conta com uma reunião extraordinária

Laryssa Maier
Capital News

Luciana Nassar / ALMS

Deputados discutem 11 matérias na Ordem do Dia

A reunião ordinária da CCJR, cujo presidente é o deputado Lidio Lopes (PATRI), acontece a partir das 8h, no Plenarinho Deputado Renato Câmara

Para esta semana de 8 a 14 de dezembro na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) estão programadas reuniões e eventos de encerramento do ano legislativo. Entre os acontecimentos previstos, a Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet realizará a última reunião do projeto Parlamento Jovem e, no saguão da Casa de Leis, será realizada a tradicional “Cantata de Natal”.

 

Também haverá reunião e posse de frentes parlamentares, reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e as sessões plenárias, que acontecem às terças, quartas e quintas-feiras, a partir das 9h.  

 

A programação começa na segunda-feira com a última reunião do Projeto Parlamento Jovem, de iniciativa da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet. A reunião será às 14h no Plenarinho Deputado Nelito Câmara.

 

Criado pela Resolução 10, de 27 de abril de 2006, o Parlamento Jovem tem como objetivo proporcionar a integração da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul com a comunidade estudantil e toda a sociedade, por meio da seleção de estudantes do 1º e 2º anos do Ensino Médio em escolas públicas e privadas, escolhidos por votação.

 

Após eleitos, atuam como deputados estudantes, promovendo sessões e apresentando projetos de leis que, se apadrinhados por algum deputado estadual, podem se tornar leis estaduais. As sessões do Parlamento Jovem acontecem mensalmente e são abertas ao público e à imprensa.

 

Na última reunião do projeto, será apresentada a palestra “Natal: Esperança, Renovação ou Consumismo?”, com o professor Josemar de Campos Maciel, que é pós-doutor em Estudos Culturais pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP) e professor de pós-graduação em Desenvolvimento Local e do curso de Filosofia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

 

No período vespertino, às 16h, será realizada reunião extraordinária da CCJR, no Plenarinho Nelito Câmara, para análise da constitucionalidade de projetos que tramitam na Casa.

 

Já para terça-feira, está marcada a posse dos membros da Frente Parlamentar do Leite, coordenada pelo deputado Renato Câmara (MDB). O evento será realizado no Plenário Deputado Júlio Maia, às 14h.

 

A reunião ordinária da CCJR, cujo presidente é o deputado Lidio Lopes (PATRI), acontece a partir das 8h, no Plenarinho Deputado Renato Câmara.

 

Ainda na quarta-feira, mas no turno vespertino, haverá reunião da Frente Parlamentar de Recursos Hídricos, às 13h, cujo proponente é o deputado Renato Câmara (MDB). O encontro será também no Plenarinho.

 

Na quinta-feira, simbolizando o encerramento do ano legislativo, será realizada a “Cantata de Natal”, por iniciativa do presidente da Casa de Leis, deputado Paulo Corrêa (PSDB).

 

O evento será no saguão da ALEMS, às 8h30, com apresentação do Coral da Assembleia Legislativa.