Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2019, 12h:24

Confira dicas para otimizar o espaço no quarto

Por Letícia Emori

Da coluna Entrelinhas da Notícia
Artigo de responsabilidade do autor

Escolha de móveis funcionais e de tons claros são algumas das estratégias para garantir um dormitório amplo e organizado

Divulgação

ColunaCasaEDecoração

Quartos amplos nem sempre são uma realidade nas residências brasileiras, principalmente quando se fala de apartamentos recém-construídos. Para contornar o problema da falta de espaço, uma série de soluções pode ser empregada sem que ocorra prejuízo na estética. Confira abaixo cinco estratégias para garantir um dormitório bonito e organizado, mesmo em um cômodo de pequenas dimensões:

1.    Tonalidades claras
O uso de cores claras e frescas na decoração pode contribuir para passar a ideia de amplitude em um ambiente mais apertado. Deste modo, aposte no branco e em tonalidades neutras claras (como azul, verde e cinza) para colorir as paredes, sem esquecer do teto. Também é possível escolher uma parede específica para receber uma tinta mais escura -- esse efeito vai criar uma ilusão de profundidade, além de dar mais estilo à decoração.

2.    Móveis multifuncionais
Quando for escolher os móveis para decorar o quarto, opte por aqueles que acumulem mais de uma função. Uma cama box com baú, por exemplo, além de ser local de descanso, pode servir como um ponto a mais de armazenamento. As camas suspensas, por sua vez, são capazes de dobrar o espaço do quarto. Já as mesas e escrivaninhas dobráveis podem ser acopladas diretamente à parede e “guardadas” conforme a conveniência do morador.

3.    Espelhos
Os espelhos são acessórios bastante utilizados quando a intenção é criar uma ilusão de amplitude. No quarto, eles podem aparecer nas paredes, substituindo uma das portas do guarda-roupas, ou até mesmo revestindo um móvel inteiro, como no caso das cômodas e criados-mudos espelhados.

4.    Portas de correr
As portas “deslizantes” são uma boa opção para quem não pode abrir mão do espaço ocupado por uma porta tradicional. Seja na entrada do quarto, ou no acesso ao banheiro
e à varanda, as portas de correr são de fácil instalação e podem aparecer em diferentes acabamentos, como madeira, vidro, ferro ou alumínio.

5.    Iluminação e transparência
Por fim, é possível criar uma sensação de amplitude brincando com a luminosidade e a transparência. Cortinas claras e de tecidos fluídos, que permitam a entrada de luz natural, são opções interessantes, assim como os móveis de acrílico e prateleiras de vidro.  A iluminação indireta, na qual o foco de luz é direcionado ao teto ou à parede, é também uma boa maneira de garantir um clima intimista e propício para o descanso. Para tanto, basta investir em luminárias que não ocupem muito espaço, como aquelas que se fixam diretamente à parede.