Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Quarta-feira, 08 de Janeiro de 2020, 16h:08

Estimativa para 2020 é recorde com 248 milhões de toneladas na produção de grãos

A expectativa para a área semeada é de 64,2 milhões de hectares, uma variação positiva de 1,5% em comparação à da safra anterior

Laryssa Maier
Capital News

Aprosoja/MS

Colheita da soja avança apesar da chuva

A área plantada registrou um crescimento de 2,6%, com 36,8 milhões de hectares

Nesta quarta-feira (08) foi divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em seu quarto levantamento, a estimativa da safra 2019/20 de grãos aponta uma produção de 248 milhões de toneladas, com aumento de 2,5% ou 6,1 milhões de toneladas em relação a 2018/19, os números registram novo recorde da série histórica.

 

A expectativa para a área semeada é que sejam cultivados 64,2 milhões de hectares ou o equivalente a uma variação positiva de 1,5% em comparação à da safra anterior. As condições climáticas, que apresentaram certa instabilidade no início do plantio de verão na maioria das regiões produtoras, tomaram agora um ritmo de normalização. A perspectiva é que os níveis de produtividade apresentem bom desempenho nessa etapa.

 

De acordo com o secretário substituto de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Wilson Vaz de Araújo, os bons indicadores que sinalizam a obtenção de novo recorde de produção se deve especialmente ao bom desempenho dos financiamentos para o setor. “Nunca se teve uma liberação e contratação tão forte de crédito oficial como o registrado nos primeiros seis meses do plano safra (julho a dezembro)”. O que representa, na avaliação do secretário, o sentimento de confiança, de credibilidade não apenas dos produtores, mas também das cooperativas e dos agentes financeiros na agricultura brasileira.

 

Segundo MAPA a cultura da soja, que vem mantendo a tendência de crescimento nesta temporada, deve registrar aumento da produção em 6,3% na comparação com o ciclo passado (2018/2019), chegando a 122,2 milhões de toneladas. A área plantada registrou um crescimento de 2,6%, com 36,8 milhões de hectares.